Friday, September 14, 2007

The Invasion






Super estrelas sao um aditivo extremamente importante para o futuro do proprio filme, tornando visiveis titulos que a partida teriam um menor grau de atenção. E pela dupla de super estrelas que lideram este cast, esta justificado a expectativa em torno deste filme, capaz de arriscar ombrear com os maiores sucessos de verão. Este filme marca tambem a primeira contribuição de Craig e Kidman, que vai ser presença comum num futuro proximo em outros filmes. O filme apesar de mediatico esteve longe de obter uma grande resposta comercial com resultados mesmo modestos. Sendo que a critica alheou-se um pouco em torno do filme, nao o assobiando, mas tambem estando longe de o aplaudir.


A primeira avaliação que se pode fazer deste filme a sua falta de esclarecimento ao longo da sua curta duração, tudo parece demasiado solto, misterioso em excesso sem qualquer tipo de contexto, o que faz que na maioria do tempo o filme seja demasiado perdido sequer para provocar sensações fortes no espectador. O filme incute-se num subgenero de terror por epidmia, com alguns toques de politico. O filme e sempre retratado e realizado com uma obra de terror e isso conduz a que nunca seja explorado o aspecto mais sofucante e claustrofobico das personagen ponto claramente mais facil de ser explorado mas que quase nunca o e.


Tambem a narrativa solta nunca consegue ser uma opçao aceitavel ja que o filme e demasiado solto de qualquer linhagem narrativa que nao facilita a defeniçao de um trajecto mais obvio e que poderia ser mais benefico para o filme.


O filme trata-se sobre uma invasão sob a forma de epidemia que tranformou a humanidade em estranhos sujeitos, tentando salvar-se deste destino encontrams Kidman numa luta pela permanencia tambem do seu filho em disputa por uma mae a querer salva-lo e um pai lider dos infectados,, no meio de tudo isto temos um relacionamento amoroso da mae que so serve para dar nome e um actor relevante ao filme.


Enfim o filme encontra se ao nivel normativo que temos visto nos ultimos filmes de terror o que nao e prorpriamente positivo. A nivel de aspectos mais valorizados, a forma como as personagens secundarias vilas estao fisicamente caracterizadas denota preocupaçao a este aspecto. Sendo que tudo o resto se divide pelo nivel medio e baixo.


O argumento e demasiado solto, as personagens nao são bem introduzidas a narrativa combina a previsibilidade com algumas pontas demasiado soltas, mesmo com o desenvolver da narrativa quase nunca consegue concretizar os seus propositos sendo sempre demasiado desligado entre si, tendo muitas debilidades neste particular

A nivel da realização, a inexperiencia do realizador faz com que quase nunca explore o filme com a sua camara, apenas arriscando mais nas sequencias de acção final e de presseguição, embora dentro do comum que assisitmos em hollywood. A importancia da camara tipica em filmes de terror nao se denota tanto neste filme, que aposta quase tudo no carisma dos protagonistas.

Quanto ao cast constituido pelas superstars atuais Kidman e Craig, o filme e dominado em toda a linha por Kidman, na tentativa de voltar a boa forma que parece lhe fugir nos ultimos tempos, neste filme demonstra ainda estar longe do seu melhor nivel. Craig e uma surpresa no filme pelo grau de insignificancia e qualidade da sua personagem, que nos faz pensar no porque desta escolha de Craig, impulsionado pela magnifica prestaçao como Bond


O melhor - Os olhares vazios dos invadidos.


O Pior - O vazio de grande parte do filme


Avaliação - C-

No comments: