Sunday, June 13, 2010

I Love You Phillip Morris

Este filme produzido em 2008 tem se tornado um autentico caso de estudo pela dificuldade de ser lançado no cinrcuito comercial no EUA. Depois de ja ter conseguido estrear um pouco por todo o mundo esta comedia romantica homossexual com dois dos actores mais mediaticos da actualidade tem tido alguma dificuldade em se cimentar nos EUA. Dai que ainda nao seja possivel avaliar nem tao pouco perceber o valor comrcial do filme, pese embora se advinhe que nao deve ser muito, nem tao pouco a sua força critica, onde poderá ter melhores resultados.
~E sem duvida um filme arriscado para os protagonistas uma vez que e um filme que vinca a imagem que se tem de cada um dos personagens na sua relação homossexual, principalmente Carey protagonista principal do filme, a determinada altura parece que a personagem acaba por ser desenhada para Carey para retirar as suas multifacetas como actor e que faz dele um caso sem paralelo no mundo da setima arte.
O filme e original quer na forma como e criado quer mesmo no argumento, pese embora seja demasiado homossexual em alguns tiques desnecessarios que o filme acaba sempre por ter, mesmo assim e vistoso esteticamente creativo podendo se tratar de uma das agardaveis surpresas de um ano sem grande sabor bno que ao cinama diz respeito.
Mesmo a formula narrativa tem pontos extremamente interessantes por um lado a forma como tudo ocorre de uma forma surpreendente e o filme nao o deixar de fazer ate bem perto do seu final, por outro lado e daqueles filmes que nunca perde ritmo sempre ligado a si proprio o certo e que nao e de poucas falas nem de momentos parados.
Negativo algum impacto estranho de uma relação demasiado diferente quado se aborda a ligação e comparação da relação homossexual com heterosexual e aqui pouco ou nada resiste, com muitos tiques gays o filme causa sempre culturalmente um paralelismo claro.
O filme fala de um homossexual e da sua relaçao com o seu namorado que acaba por connhecer na prisao mas mais quer isso o filme e sobre a personagen e a forma como esta manobra todos os pontos da sua vida.
O argumento e interessante nao so na forma como cria a personagem central estremamente bem montada mas acima de tudo na forma como consegue criar um dinamismo interessante em volta do desenvolvimento da mesma, mais a nivel de narrativa do que propriamente a nivel de dialogos onde o filme nao e tao forte.
A componente estetica e de realizaçao tb e sobre diversos pontos extraordinaria, consegue mesmo ser uma das grandes surpresas do filme, o caracter estetico do mesmo.
Em termos de cast temos Carey no seu melhor na conjugação do comico com o drama consegue ter um dos papeis mais completos do ano e alguma amostra do que faz dele um dos melhores actores da actualidade. Mcgregor menos vistoso mas combina bem com Carey

O melhor - A panoplica de encadeamento de twists

O pior - A falta de lançamento do filme

Avaliação - B

1 comment:

João Neto said...

Também este ano o filme Ágora (com claras críticas ao fundamentalismo religioso) não tem conseguido distribuição dos EUA.

Espero que isto não seja o iniciar de uma nova onda de puritanismo/censura na terra do tio Sam.