Monday, June 28, 2010

The Last Song




Nicholas Sparks nos últimos tempos tem sido uma referência nas adaptações de historias de amor para um público mais jovem e apaixonado. De todas as adaptações esta da Melodia do Adeus acaba por ser aquele que reune talvez menos empenho e quem sabe uma menor carga de meios, nao so nos interpretas mas mesmo no tipo de filme que se declara. Dai que comercialmente talvez tenha resultado um pouco melhor do que as ultimas adaptações do autor, sendo que criticamente a chancela de filme para adolescentes não permita que o filme se desenvolva mais do que aquilo que faz, e isso é muito pouco.

Este filme e mais uma daquelas historias de amor lamechas que nada de novo tras ao cinema, mesmo a propria historia de sparks e das mais vagas e menos interessantes dele como autor e isso reflectesse na falta de ambiçao e força do proprio filme.

Ao inicio encontramos Miley Cyrius numa vertente Hannah Montana irreverente personagem ao qual dificilmente um dia se ira descolar pela força e pela forma como a mesma preenche o imaginario dos mais pequenos. Aos poucos a personagem vai ficando mais docil nao so para o seu pareceiro romantico, mas com o seu pai e acima de tudo voltando a musica. O filme entra no velho cliche da recuperação da vida perdida e isso nada inalotece um filme ja de si algo vago e vazio.

Nunca tem momentos para recordar, nao e um filme de quase nada, apenas algumas disputas mantidas entre os irmaos dao alguma emoçao e ritmo ao filme que e quase sempre preso de movimentos.

O filme fala sobre dois irmao que passam a residir com o pai apos longo periodo de falta de relacionamento aos poucos a adolescente começa a desenvolver um relacionamento com um jovem daquele local enquanto se vai aproximando nao so do seu pai e nova casa mas tambem da musica.

Em termos de argumento nada de novo, nem em personagens, nem tao pouco em historia ou mesmo desenvolvimento narrativo, tudo muito previsivel. Mesmo em termos de dialogos o filme e demasiado fraquinho ido de encontra a um livrop tambem ele nada de extraordinario.

A nivel de realizaçao muito pouco limita-se a efectuar e realizar de forma natural as interações entre as personagens a um ritmo lento, com muito pouco de artistico.

Em termos de cast a aposta em Cyrius e claramente falhada porque a actriz encontra-se demasiado colada ao papel desempenhado na serie juvenil da dysnei e nunca se consegue descolar do mesmo. O seu pareceiro tem muito pouco a dar ao cinema. Os secundarios no seu tipico registo habitual sem surpresas


O melhor - Nao tenta ser mais do que aquilo que é


O pior - E muito pouco


Avaliação - D+

No comments: