Thursday, May 13, 2010

Iron Man 2


Starring: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Mickey Rourke, Sam Rockwell
Directed by: Jon Favreau


Muitos foram aqueles que ficaram de alguma forma surpreendidos com o sucesso instantaneo que o primeiro filme desta saga se tornou, quando alguns pessimistas esperariam precisamente o contrario. Neste segundo filme e de acordo com os resultados do primeiro o sucesso era obvio quer de um ponto de vista comercial onde caminha para os mesmos excelentes resultados do primeiro e mesmo criticamente pese embora seja mais modesto em termos de recepçao do que aquilo que o primeiro filme conseguiu.
Iron Man 2, arrisca menos do que o primeiro filme, pese embora de conseguir chamar a si alguns outros pontos que nao foram a preocupaçao do primeiro. Desde logo com a inserção de diversos personagens secundarios todos eles a cargo de actores de renome, principalmente proximos do reconhecimento do grande publico. E essas personagens acabam por dar maior tendencia e peso a um filme. Que mais que um filme de acçao e um filme sobre uma personagem. Mais que Iron man o filme debruça-se sobre a pessoa por detras do heroi, o peculiar Tony Starks, que acaba por ser bem mais interessante do que aquilo que o seu alter ego acaba por ser.
Mais uma vez Favereu consegue ter um filme intenso, basico e certo na forma como organiza o seu argumento, mas ao mesmo tempo consegue lhe incutir um valor comico interessante sempre compilado na personagem de Starks unica, e que tem em Downet Jr a sua forma fisica perfeita.
Como ponto negativo, a expectativa que se criou em torno do vilao personificado por Rourke, e uma personagem apagada que se limita a duas sequencias e pouco mais, o que de alguma forma nao da o balanço equilibrado a um heroi que domina o filme de fio a pavio.
O filme vem na sequencia do primeiro e acima de tudo no egocentrismo de Starks e a forma como isso o leva a confrontar-se com um peculiar russo psicopata, e um negociante e concorrente negociador de armas, com a ajuda de um coronel e uma femme fata, a acçao esta prometida.
Em termos de argumento ja o primeiro filme nao e prodigo em grande originalidade quase sempre demasiado pregado a uma ou outra vertente. Parece que todos os esforços estao centrados em dar carisma a personagem central, o que conseguem mesmo que descuidem outros aspectos do filme
Em termos de realizaçao Favereu foi uma agradavel surpresa na forma simples com que realizou o primeiro e alguma desilusao neste segundo filme, com mais meios, tenta explorar mais os efeitos, mas apenas numa sequencia o filme adquire a grandiosidade visual, mais concretamente na primeira confrontaçao do heroi e vilao numa pista de automoveis.
Tony Starks e similar a Downey Jr que personifica-o em todas as vertentes, nunca uma escolha foi tao acertada, resta saber se este era o objectivo ou a personagem foi adaptada ao actor, de resto uma Paltrow com quimica suficiente para esconder a sensualidade superior de Scarlett, Rourke mais forte fisicamente do que propriamente na sua personagem que muitas vezes vem a reboque do mais eficaz Rockwell e por film as presenças de passagem de L jackson e Chedle.

O melhor - A simbiose entre Downey Jr e TOny Starks

O pior - Nao tem uma sequencia final forte

Avaliação - B-

No comments: