Monday, May 03, 2010

Date Night


Starring: Steve Carell, Tina Fey, Mark Wahlberg, Taraji P. Henson, Jimmi Simpson
Directed by: Shawn Levy


Shaun Levy tem se tornado nos últimos tempos uma figura proeminente e de sucesso comercial de comedias familiares, o que lhe tem oferecido um espaço único, num cinema nem sempre aperciado pela critica mas com muito primor comercial. para este ano mais um filme dentro dos seus padroes naturais, englobando um casal mediatico de actores relacionados com series de grande sucesso. o resultado apesar de positivo de uma forma global nao convenceu em nenhum dos aspectos em particular. E se criticamente por ventura as expectativas ate poderiam ser menores por se tratar de uma comedia familiar simples, ja em termos comerciais e tendo em conta o cast envolvido parece-nos que o filme poderia ser mais potencializado em termos de exito de bilheteira.
Date Night e um filme demasiado pequeno para os meios e a expectativa que o envolve, tendo em conta que marca a reuniao de dois dos maiores icons comicos do televisao norte americana esperava-se a um filme mais condimentado, principalmente pela panoplia forte de secundarios que o filme tem consigo. Contudo ao visualizar o filme observamos que temos uma comedia normal, quase familiar que aos poucos tenta ser politicamente incorrecta sem o conseguir ser, e que sofre diversas crises de identidade consoante a sequencia que aborda.
Nao e um filme que provoca a gargalhada pese embora seja bem disposto, nao e um conceito original e a determinada altura o bolo e o ciclo torna-se exagerado. Tem uns momentos mais conseguidos do que outros principalmente no aparecimento de secundarios que faz o filme parecer uma manta de retalhos com tecidos de diversas qualidades. Vencendo a apariçao quase mitica de James Franco e Milla Kuniz.
O filme fala sobre um casal estancado na meia idade que resolve tirar uma noite para reanimar a vida, contudo veem se envolvido numa troca de identidades que os vai envolver numa luta pela sobrevivencia com a ameaça de alguns viloes.
O argumento nao e forte em nenhum aspecto em particular, nao desenvolve uma componente comica muito vincada, nao consegue transmitir carisma nas personagens e acima de tudo nao tras nada de novo a um estilo comedia que tem noutros titulos maior originalidade e maior actualidade.
Levy nao e um realizador de excelencia pese embora a gama de recursos que normalmente lhe e entregue, neste filme nao tenta quase nada de novo, limitando-se a filmas os personagens num terreno que conhece bem como nova iorque, nao lhe dando margem de manobra nem para errar nem para se evidenciar.
O cast liderado por uma dupla carismatica que no filme em concreto funciona melhor como paralha do que individualmente. Em personagens muito proximas daquelas que lhes deram fama, nao sao actores ricos em versatilidade, principalmente Carell sempre demasiado bi polar. A disponibilidade fisica dos actores tb nao e a melhor e o filme a determinado momento exige algo neste sentido. A nivel de secundarios, bastante mais qualidade com personagens mais simples mas mais vistosas, como Whalberg, Kunnis e Franco.

O melhor - Os dois minutos de James Franco

O pior - O filme nunca conseguir esboçar uma gargalhada sentida no espectador

Avaliação - C

No comments: