Saturday, November 07, 2009

Where the wild thigs are


Starring: Max Records, Catherine Keener, Mark Ruffalo, Lauren Ambrose, Chris Cooper
Directed by: Spike Jonze

Ver Spike Jonze num filme com animais gigantes e num terreno proximo de animação, e dos objectos mais estranhos que o cinema nos podia dar, contudo a expectativa neste regresso centrou atençoes em diversos pontos que tornaram um filme num misto de reações, se por um lado a critica se apaixonou pela forma facil e emotiva do filme, por outro lado o publico acabou por aderir a uma obra singular estranha mas de facil acesso para todas as idades.
O filme e estranho principalmente porque todas as personagens, mais que selvagens acabam por se tornar estranhas, incertas, e aqui reside o grande segredo do filme de explorar a vertente das personagens nao necessitando para isso de um fio condutor logico, ou mesmo de um contexto com forma propria. Estamos perante um daqueles filmes que nao e de morrer de paixao, mas ao memso tempo e daqueles que facilmente nos aperta com a forma sentimental com que as personagens se relacionam.
Ao contrario dos outros titulos de realizador nao e um filme metaforico, mas sim simbolico, na forma como tenta explorar o dinamismo interior de personagens desenvolvidos para esse efeito, podera nunca ser daqueles filmes que conseguem com mestria explorar objectivos mas e certamente um daqueles filmes que cumpre o que se proporciona.
O filme fala de um pequeno que tem dificuldades em se exprimir junto a sua familiar o que conduz a uma fuga de casa onde acaba por ir parar a uma ilha onde reside uns estranhos bonecos com as emoçoes a flor da pele, e com a necessidade de um rumo.
o Argumento e forte na sua componente mais emocional, e menos dado numa vertente de coerencia narrativa, alias a historia de base e complexa e pouco coesa, mas e compensada com as excelentes personagens e dialogos
A realizaçao e dificil mas assim se torna ainda mais forte, Jonze consegue potenciar cada momento de interacçao entre os bonecos e as pessoas, e acima de tudo dotar os primeiros de emocionalidade trabalhada.
O cast e pouco mais do que vozes bem empregues, eneste particular temos algumas das melhores escolhas que ha memoria, O Hara e principalmente Gandolfini encaixam na perfeiçao nas suas persoangens.

O melhor - A voz de Gandolfini

O pior - A falta de força da historia central

Avaliação - B-

No comments: