Sunday, November 15, 2009

A Christmas Carol


Starring: Jim Carrey, Gary Oldman, Bob Hoskins, Colin Firth, Robin Wright Penn
Directed by: Robert Zemeckis

Robert Zemeckis sempre foi um apaixonado do cinema de animaçao, numa primeira fase conjugando a ligação entre o humano e o animado, sendo que desde algum tempo tem tentado tornar cada vez mais o animado em humano, desistindo dos filmes de carne e osso. Isso tem lhe trazido mais exito artisitico do que propriamente de que generalizado, ja que desde que iniciou estas tentativas em nenhum dos filmes recebeu louvores generalizados nem tornou grandes sucessos de bilheteira. E a historia volta se a repetir com este para muitos infalivel conto de natal, em termos de critica, mais do mesmo ou seja genralmente positivas mas pouco entusiasmantes, e do ponto de vista comercial bom inicio, mas rapidamente diluido por outras estreias, leva-nos a pensar para quando o regresso do realizador a outro tipo de filmes.
Christmas Carol e para quem viu os anteriores filmes de Zemekis, a continuação perfeita, ou seja um filme cheio de simbolismo, mas com uma narrativa tão complicada e metaforica, que torna o filme dificil para o publico que deveria ser alvo, neste caso os mais pequenos, por outro lado e daqueles filmes que a expectativa normalmente elevada, faz com que no final o filme nao concretize as esperanças tao depositadas nele.
O inicio do filme promete principalmente na forma e na capacidade tecnica de iniciar a historia, pensamos que seria uma historia mais proxima ao livro, mas rapidamente com o aparecimento dos fantasmas deprece se nota que existe mais preocupaçao em explorar a tecnologia ao dispor e a multifuncionalidade facial de carey do que propriamente explorar o guiao, ou mesmo a narrativa de Dickens, e isso transforma o filme em algo lienar demasiado solto e com pouca envolvencia para com o espectador.
A força do filme podera contudo ser outra num objecto tridimensional, contudo mesmo no que diz respeito a opção comercial do filme em lança-lo no inicio de novembro parece ser danoso para o filme, uma vez que o espirito natalicio ainda nao esta imbutido e como tal o filme padece da emoçao que poderia advir deste facto.
A historia ja e por demais conhecida, a transposiçao ao cinema do livro de dickens sobre as aventuras de Scrooge com os fantasmas de natal.
E em termos de argumento que o filme perde muito, principalmente na construçao das personagens e na envolvencia cultural que o filme acaba por perder, poucos dialogos e uma moratoria demasiado desenhada nao jogam a favor da força do filme, fica para bem a força da historia que deu origem
A realizaçao e explendida, Zemekis nao percisava deste tipo de aventuras para entrar na historia, mas e obvio que esta forma acaba por ser algo espectacular do ponto de vista visual, sempre com uma força e um ritmo imparavel para tudo a volta.
por fim salientar o expectaculo que e Carey nao so em termos de voz mas nas expressoes que oferece a personagem central onde apenas ele conseguiria desenvolver tao bem, e dar tanta força a personagem que carrega durante longos periodos o filme as costas, tambem muito forte a curiosa presença fisionomica da personagem de gary Oldman.

O melhor - A tecnologia do filme

O pior - Nao conseguir incutir espirito natalicio

avaliação - C+

No comments: