Starring: | Adrien Brody, Jeffrey Wright, Beyonce Knowles, Gabrielle Union, Columbus Short |
Directed by: | Darnell Martin |
Os sucessos instantaneos que se tornaram filmes como ray e acima de tudo Dreamgirls, abriu a porta para os Biopic relacionados com as origens das musicas afro americanas, contudo nem sempre as produçoes tem os mesmos meios e resultam da mesma forma. Apostada na origem dos Blues ou mesmo na maior empresa de discos do Rock N Roll Cadillac Records acaba por no seu contexto ser um filme ambicioso, contudo muitas vezes uma ideia nao chega e tem que ser pessoas com capacidade e reconhecidas a realizar projectos. O que aconteceu com este filme e que embora as criticas ate sejam positivas nao atingiu a dimensao que o permitisse mais altos voos, e acima de tudo a visibilidade que podem retirar um filme como este de um anonimato natural
Cadillac Records apesar de ter uma base factual e um filme romantico sobre a epoca musical em causa, a forma quase de fábula com que trata algumas das personagens centrais se por um lado dá uma toada mais positiva e facil ao filme por outro lado retira-lhe algum realismo que e sempre proponderante ainda mais quando se fala de um biopic. Provavelmente o campo de captação do filme era tão vasto ja que tratou de algumas das pessoas com hisotiras mais ricas do panorama musical que ao nao querer esquecer-se de nenhuma acabou apenas por passar ao de leve pela maioria delas, e perder algum do poder que o filme poderia ter, ao contrario de outros filmes do genero faltou a emancipaçao de um titulo que nao conseguiu nem pela interpretaçao nem pela produçao se evidenciar, mesmo que academicamente bem feito e sem grandes criticas a efectuar e um filme que contudo nao consegue sempre seduzir.
A base do filme e a origem da musica soul e a forma como simples obreiros conseguiam entrar nos tops, atraves do olhar visionarium de aguerrido produtor musical, depois dramas artisticos, familiares e pessoais, a boa maneira de estrelas da musica.
o argumento apesar de coerente e eficaz, falta-lhe dimensao e creatividade ao querer tocar varios pontos nao da perfeiçao a nenhum e o filme sente isso na sua forma final, nem sempre os dialogos e acima de tudo a linhagem temporal e a mais forte, num filme que tinha materia prima de se tornar singular começa logo pelo argumento perder a carroagem
A realizaçao nao e ambiciosa, não existe risco e logo nenhum brilhantismo e é neste ponto que o filme mais sofre a sua pequena dimensao, pareceu demasiado filme para as limitaçoes de um realizador que apenas no contraste dos carros consegue ganhar alguma vitalidade mas insufuciente
Para o cast, a falta de figuras de proa podera conduzir a uma menor mediatização do filme, se bem que Brody ja galardoado com o Oscar acabasse pelo protagonismo e pela menor qualidade do seu papel ser um trunfo quiça demasiado alto para tao pouco campo, Wright num ano menor poderia dar nas vistas quem sabe numa nomeaçao, e mesmo Knowells podera ser a grande expectativa como melhor actriz secundaria embora a falta de uma profundidade a personagem a podera colocar fora da corrida embora seja o seu melhor papel no cinema
O melhor - A musica e as guitarradas
O pior - Dissipar-se entre historias
Avaliação - C+
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