Starring:
Frances McDormand, Amy Adams, Shirley Henderson, Lee Pace, Mark Strong
Directed by:
Bharat Nalluri
Este pequeno filme e daqueles titulos que tenta dar uma visao mais suave de outra versao de uma epoca contemporanea marcada por enormes conturbaçoes politicas, ou seja a libertinagem nos circulos artisticos numa comedia de epoca, tipicamente independente que graças ao mediatismo adquirido por Amy Adams no seu filme anterior ganhou alguma dimensao, que se verificou numa boa recepçao critica do filme, e em alguma rentabilidade financeira.
Miss Pettigrew e daqules filmes que deve ser integrado no contexto em que surge ou seja numa comedia de costumes com alguns tiques britanicos na forma como a satira e acima de tudo as personagens sao criadas, nao e um filme de topo mas consegue ser eficaz, na forma como liga as personagens e acima de tudo como cria um clima bem disposto num cenario de 2 grande guerra
E certo que no seu desenvolvimento adquire um ritmo e mesmo um desenvolvimento quase novelesco, na forma como pressegue a narrativa, sempre com algum facilitismo exagerado, mas que acaba por se enquadrar bem na dimensao e na receptividade que o filme tem. Nao tente ter culto como a maioria dos filmes independentes mas sim, uma comedia feita com maturidade pouco desenvolvida mas competente
A historia fala-nos sobre uma ama que nao consegue arranjar emprego depois de sucessivas demissoes e ve a sua sobrevivencia quase posta em causa ate que por fortuito arranja um particular trabalho como conselheira romantica de uma actriz tresloucada dividida entre diversos amores, e e na relaçao entre ambas que o filme encontra toda a sua força.
O argumento nao e do mais brilhante que observamos, e apesar de um pressuposto em algumas arterias original o seu desenvolvimento da-se normalmente pelo caminho mais simples, mas isso nao retira merito pela boa construçao de personagens e acima de tudo na forma como a quimica entre estas e construida
O filme de meia epoca nem sempre e facil de realizar mas neste caso as apostas do argumento retiram grande parte do arduo da tarefa e acaba por facilicar a tarefa ao realizador que pouco mais tem do que filmar sequencias a um ritmo pausado e acessivel
O cast e dominado por uma Mcdormand que nao precisa de mais para demonstrar todo o seu talento aqui esta num bom regist0 embora sem marcar, Amy Adams assume cada vez mais parecenças com Kidman, que lhe da a suavidade e a rebeldia necessaria ao papel embora longe do que ja a vimos fazer ja que o filme nao despolta grandes interpretaçoes
O melhor - A metafora da guerra
O Pior - Não exige muito no desenvolvimento do argumento
Avaliação - C+
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