Thursday, January 04, 2024

Thanksgiving

 Pode um trailer do já distante Grindhouse se tornar num filme, a resposta é pode demorar mas aconteceu, o trailer que Eli Roth lançou na produção de Tarantino e Rodriguez, viu a luz do dia embora com uma roupagem totalmente diferente da qual apenas ficou o nome. Sob o estilo sempre exagerado do realizador, mas mais que isso num regresso a terror adolescente o filme marcou a época festiva em questão americana com resultados críticos razoáveis, algo que Roth nem sempre consegue, sendo que do ponto de vista comercial as coisas correram bem, sem grandes alaridos, mas também estamos a falar de um filme sem grandes figuras para este potenciar comercial.

Sobre o filme para os que conhecem o tipo de cinema de terror de Eli Roth temos o filme esperado, muito sangue, muito horror, muito exagero num filme de horror adolescente onde não sabemos quem é o assassino que vai matando um a um, com uma mascara que funciona, mas pouco mais, acabando por o desfecho não ser tão surpreendente como o filme faz querer, e o horror acaba por ser muitas vezes mais cómico e sem sentido do que propriamente horror em si.

O filme é exagerado, muitas vezes este tipo de filmes funciona em adolescentes a querer provar a sua coragem, embora aqui o exagero do sangue e todos os excessos sejam sempre potenciados pelo exagero do que propriamente pela capacidade de provocar grande sustos ao espetador, o que nunca acontece. Onde me parece que Roth melhor funciona e na parodia e no exagero da loucura americana pelo Black Friday.

Por tudo isto um filme de consumo rápido de um realizador que nunca comprovou o talento dos seus padrinhos, fica mesmo a ideia que este tipo de comedia de terror que se torna os seus filmes e uma fuga para a falta de talento para filmes maiores. Este tipo de filmes funciona junto do publico alvo, mas pouco mais, já que tudo o resto e de desgaste rápido e de gosto, no mínimo, duvidoso.

A historia fala de um acidente numa loja em Black Friday que levou a diversas mortes, até que no ano seguinte, um mascarado acaba por começar a matar todos os envolvidos nesse acidente lançando o caos numa pequena cidade americana.

O argumento do filme é o tipico do assassino escondido mascarado, um acontecimento despoleta os homicidios e depois e o exagero total de cada morte para impressionar o espetador, mesmo que a resoluçao de tudo acabe por ser do mais expetavel.

Na realização Roth é muito gráfico no seu horror mas pouco mais do que isso os seus filmes tem. Ficamos com a ideia que adora explorar o horror mas pouco mais. Fica a ideia que e o parente pobre dos seus amigos, e que este tipo de filmes e o escape para manter o seu tipo de cinema presente.

No cast temos um conjunto de jovens a procura das suas oportunidades, embora sem o ter conseguido ainda se afirmar. Neste tipo de filmes nada é particularmente potenciado nos jovens atores. No que diz respeito aos consagrados temos apenas a presença de Dempsey, que acaba por demonstrar os motivos pelos quais não passou de um ator de segunda linha.


O melhor - As sequencias de loucura do Black Friday

O pior - O exagero gráfico sempre presente em Roth


Avaliação - C-




No comments: