Saturday, June 06, 2020

How to Build a Girl

Este ano numa altura em que o cinema se encontra paralisado, alguns dos projetos que ja estavam terminados e que estavam a tentar encontrar o seu espaço ganharam algum mediatismo como esta adaptaçao do livro com o mesmo nome. Em termos criticos este filme apresentado no passado festival de Toronto teve resultados aceitaveis, mesmo que em termos comerciais a falta de algumas figuras de referencia nao tenham dado a importancia que se pensou que o filme poderia ter.
Sobre o filme o mesmo adota numa fase inicial um estilo de comedia inglesa de baixo orçamento que lhe dá alguma piada, principalmente na forma original com que a personagem principal comunica com as suas figuras de referência, o filme por sua vez perde algum sal quando embarca apenas na auto descoberta da personagem tornando-se estranho e rebelde por si so mas perde alguma inocencia e graça inicial.
Outro dos pontos que o filme parece não saber aproveitar e a sua ligação a musica, poderia se tornar uma especie de musical e torna-se apenas goofy nesta união fica a ideia que o lado independnete do filme perde por tentar ser demasiado comedia num filme que se calhar nao so em termos de argumento mas tambem na base moral poderia ter um pouco mais.
Ou seja a tipica comedia britanica com o valor moral impresso na sua historia. Baseado num livro com algum sucesso temos a rebeldia de um filme que quer ter os seus valores bem acentes, mas que vai do mais ao menos e isso principalmente numa comedia nunca e particularmente interessante.
A historia fala de uma desintegrada jovem completamente despregada de vida social que acaba por crescer e ter sucesso mesmo que a custa de outras pessoas descobrindo os seus valores para a idade adulta.
Em termos de argumento fica a ideia que o filme tem uma historia de base interessante, que nem sempre e potenciada da melhor forma nas circunstancias da personagem. O filme consegue ter alguma originalidade na abordagem inicial que depois vai perdendo.
Na realizaçao a cargo de Gyedrioic uma desconhecida que teve aqui o seu projeto mais relvante ao inicio fica a ideia que iriamos ter uma resultado mais original e mais artisitico do que na realidade acontece.
No cast Beanie Feldstein parece-me uma escolha obvia para um papel que parece desenhado para si. Embora muito colado aquilo que ja vimos a atriz a fazer nos outros projetos em que teve mais mediatismo. Se calhar necessita de demonstrar mais versatilidade para ganhar um espaço mais concreto porque neste registo ja percebemos que funciona.

O melhor - Os primeiros dez minutos e as relaçoes familiares

O pior - O filme se tornar em termos de humor algo pateta

Avaliação - C

No comments: