Sunday, January 05, 2014

Lone Survivor

Quando foi anunciada a data e a tematica deste filme, muitos ficaram  surpreendidos pelo realizador de tipicos filmes de verão Peter Berg ambicionar neste ano intrometer-se na corrida aos oscares com um curioso filme de guerra. Contudo a estreia em cima da data limite fez com que as aperciações do filme resultassem em criticas divergentes entre quem gostasse do filme e do seu realismo e da sua homenagem e daqueles que acharam o filme demasiado proximo da propaganda militar e heroica dos americanos. O certo e que o filme devido a divergencia de opiniao ficou quase fora da corrida principalmente nos principais pontos. Ja comercialmente o filme ainda não teve a sua estreia pelos EUA tendo apenas por uma questao de timming estreado em cinemas selecionados dai que so mais a frente se tera noção do valor comercial deste filme.
Sobre o filme podemos dividir o mesmo em dois pontos distintos, e também com resultados diferentes, se no inicio temos um aborrecido filme de tactica militar, com uma terminologia que demonstra trabalho de casa, mas que satura o espectador pois os acontecimentos ou os objectivos do filme são sucessivamente atrasados e mesmo o salto entre personagens acaba por não dar nada de particular interesse ao filme. Durante este periodo temos muito pouco filme. Na segunda fase temos um ritmado jogo do gato e do rato na luta pela sobrevivencia e aqui o filme ganha e mostra os seus principais trunfos desde logo o realismo com que as sequencias são filmadas e a forma com que consegue por em imagens os limites do sofrimento humano
Aliado a este bom ritmo tem um final mais emocional, mais de homenagem a uma alegada historia verdadeira, contudo nestes casos existe sempre alguma dificuldade em perceber o real detalha historicos dos factos parecendo tambem aqui que possa ter existido algumas alterações para o filme se aproximar emocionalmente do grande publico.
Ou seja estamos perante um filme com alguns pontos positivos que o tornam um competente e directo filme de guerra, exigente, capaz, que mesmo estando longe do brilhantismo dos melhores filmes do genero, e um bom exemplar de uma moda que ja teve mais na moda, mas que Berg consegue aqui lhe dar algum destaque principalmente a custa de realismos e da capacidade de filmar o sofrimento humano.
A historia fala de quatro soldados integrados numa missão no afeganistão que acabam por ser cercados pelo inimigo, começando aqui uma luta pela sobrevivencia que vai testar os limites da condução humana.
O argumento não é particularmente interessante ou inovador no que diz respeito ao tipo de filme, demonstra um maior trabalho de casa na terminologia militar, tem alguns bons apontamentos em termos de detalhes em algumas conversas mas depois prende-se muito ao que ja foi feito em termos de evolução narrativa.
No que diz respeito a Peter Berg, podemos dizer que desde cedo se percebeu ser um realizador competente, que gosta de arriscar mas que ate ao momento tinha perdido fichas como obreiro de grandes blockbusters nem sempre bem conseguidos, aqui demonstra a capacidade a forma facil com que consegue dar realismo aos seus filmes com uma realização competente num genero dificil, podera ser o salto para um cinema mais de autor.
Por fim em termos de cast sentimentos diversos, Wahlberg nem sempre seleciona bem os filmes mas tem aqui uma das interpretações mais dificeis e eficientes da sua carreira, tem o seu lado ironico que funciona como poucos mas uma exigencia fisica e emocional intensa que acaba por desempenhar eficazmente demonstrando ser actor a mais para alguns filmes que faz. Ao seu lado os bons papeis de Forster e Hirsch dois jovens actores a procura de mais protagonismo e que ja mereciam principalmente o primeiro, um dos melhores valores actuais de hollywood e por fim Kistch, claramente o elo mais fraco do filme, limitado onde apenas em momentos de heroismo barato consegue algum protagonismo num filme que merecia um melhor quarto elemento.

O melhor - O realismo da realização na segunda parte do filme

O pior - Taylor Kitsch


Avaliação - B

No comments: