Starring: | Samuel L. Jackson, Bernie Mac, Sharon Leal, Affion Crockett, P.J. Byrne |
Directed by: | Malcolm D. Lee |
O soul tem sido o genero musical mais homenageado ultimamente em Hollywood quer em titulos mais serios como Cadillac Records bem como em comedias de ficçao como este Soul Men, podera estar em voga um reacordar do conceito, ou a tentativa de uma analise de mercado. COntudo e sem os objectivos e pressoes dos outros filmes e com caracteristicas quase de comedia de matine, este soul men, saiu sem preocupaçoes, e nao fosse a inesperada morte do protagonista Bernie Mac, provavelmente pouco ou nada iriamos ouvir deste titulo, contudo o filme acabou por ter uma estreia com dimensao, quem sabe para homenagear o actor, o filme contudo teve resultados mediocres e a critica quase que foi indiferente ao Soul visto sob o ponto de vista de comedia.
O soul e um estilo musical tipicamente afro americano, e a comedia familiar ultimamemente tem tido maior aceitaçao nesta comunidade com um inumero registo de filmes do genero que tem vindo progressivamente a criar e ver desaparecer uma serie de actores proprios deste tipo de filmes, o proprio Bernie Mac teve os maiores sucessos neste genero. Dai que a simbiose entre os generos seja perfeito, contudo um dos males deste tipo de comedia, e que raramente e engraçada, ou seja e demasiado fisica, os actores nem sempre sao reis nesta materia e os filmes surgem quase como filmes estantaneos pouco interessantes cuja ideia e repetida ate a exaustao e que rapidamente nos deparamos com tudo que o filme nos tem para dar, sendo que a parte mais preocupante e o facto de muitas vezes numa comedia ser limitado o numero de piadas com efeito ao longo dos mais de 90 minutos de filme.
SOul Man nao tem muitas pretecções, tenta ser mais engraçado do que absorvente, recorre as emoçoes familiares e sentimentos puros, mas nao tem arte para tirar o que de melhor estes têm, chega a adquir um ritmo interessante principalmente no primeiro segmento do filme, mas rapidamente fica muito circular quase que faz o mundo ficar resignado a uma serie de aspectos, tornando-se por demais redutor, mesmo assim e daqueles filmes que se visiona com facilidade sem preocupações, nao e um filme para recordar nem lembrar, mas os aspectos negativos tambem nao saem sublinhados.
A historia fala-nos de um trio do soul, relacionado com grande sucesso, que apos a quebra levam caminhos distintos, na morte de um deles por ventura aquele com mais sucesso um canal de tv quer fazer a homenagem reunindo os outros dois, o filme sob a forma de road movie e o reencontro entre os outros dois elementos com trajectos de vida distintos e acima de tudo com personalidades distintas envolvidos numa panoplia de confusoes
O argumento tenta mais que coerente proporcionar a dupla uma serie de situaçoes e encrozinhadas que permitam o humor tradicional repleto de piadas por demais usadas e gastas, neste particular o filme e desprovido de grande graça, sendo mais caracterizado por um excesso de zelo na ligaçao das personagens do que por qualquer tipo de merito humoristico
A realizaçao e simples neste genero, filma-se os actores, o contexto fica para segundo plano, e tenta acima de tudo trantando-se de um filme com toques a outra epoca ir buscar os elementos essenciais dessa epoca sem grande preocupaçao no realismo e um realizador quase desconhecido e nao sera por este filme que isto se ira alterar.
O filme marca tambem a ultima participaçao como protagonista de Bernie Mac, um comediante afro americano conceituado no seu pais, mas que como actor nunca foi uma referencia mais uma vez o seu ultimo filme espelha uma carreira sofrivel como actor, sendo que Samuel L Jackson ganha em toda a linha no filme conseguindo para si todas as cenas que funcionam mesmo pensando que este exigia outra forma de gerir a carreira e nao encontrariamos tantos filmes de baixa qualidade como podemos ver na sua biografia
O melhor - A homenagem final a Mac e Hayes num estilo proprio de ambos
O pior - O humor desactualizado e repetitivo
Avaliação - C-
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