Friday, October 13, 2023

My Big Fat Greek Wedding 3

 Mais de 20 anos depois desta pequena produção de Tom Hanks ter surpreendido o mundo do cinema, com uma comedia romantica simples sobre os costumes gregos, e depois de uma sequela que ficou muito longe da original, eis que surge a sua triologia, pela primeira vez em plena Grécia e as suas vicissitudes. Este filme não foi propriamente muito bem recebido pela critica algo que ja tinha ficado bem patente no segundo filme, e que este seguiu o rasto. Comercialmente os resultados tambem foram decrescendo ficando a clara ideia que tudo deveria ter ficado pelo primeiro filme.

Sobre o filme o que funcionou no primeiro filme era expetavel em toda a linha que não iria ter seguimento em sequelas, principalmente pelo estilo estridente e por um humor muito circular que surpreende a primeira vista mas que dificilmente conseguiria manter a consistencia nos seguintes. E o que é certo que nao consegue, e aqui, mesmo indo para a origem de todo o filme essa dificuldade fica bem patente.

O filme tenta encontrar um enlace para a sua narrativa o quel é pouco intenso ficando a total sensação que o unico objetivo que o filme realmente quer ter acaba por ser levar a familia para a Grecia para explorar mais os costumes de uma forma satirica, e ai é o exagero total, que leva a que as personagens sintam-se mesmo desconfortaveis no estilo que o filme adota, ja que e notorio que para alem das paisagens ninguem percebe muito bem o significado que o filme quer ter.

Enfim surge um filme histerico, movimentado, mas que nunca é realmente engraçado embora tente muito o ser. Fica a ideia que a evoluçao do humor levou a um desgaste ainda maior no estilo do filme e a incapacidade dos seus interpretes de terem uma carreira para alem da saga demonstra bem as dificuldades dos mesmos em serem competentes e isso acaba por tornar num autentico tempo perdido onde apenas se salva as paisagens naturais.

A historia segue o casal e a sua familia, agora vão para o lugar natal do pai de Toula, um pequeno vilarejo Grego no qual vão conhecer mais sobre as origens da familia numa tentativa de reunião de figuras que marcaram a infancia do patriarca.

No argumento o filme tem ser fiel ao estilo de humor satirico e exagerado dos filmes anteriores, mas se ja o segundo filme tinha demonstrado o desatualizar do estilo este torna tudo ainda mais evidente, quando acima de tudo o filme nunca tem uma narrativa central que consiga garantir um fio condutor.

Na realizaçao Vardalos tem aqui o seu trabalho como atriz e figura mediatica, assumindo a realizaçao ao terceiro filme ela que tinha tido uma experiencia atras das camaras catastroficas ao lado do seu protagonista de sempre. O filme aproveita a grecia, tenta ser bonito sem conseguir e torna tudo demasiado imbecil. O sucesso do primeiro argumento será sempre o solitario da sua carreira.

O cast tem Vardalos a tentar resgatar uma carreira que ficou sempre associada a esta personagem e um Corbett que arriscou mais, mas tambem nao foi mais alem, sendo que neste terceiro filme parece totalmente fora de tom e desconfortavel. O filme nao pede grandes atores, mas também nao os teria se necessitasse.


O melhor - As paisagens gregas.

O pior  - Um razoavel primeiro filme ter dado sequelas tão fraquinhas


Avaliação - D+



 

No comments: