Sunday, May 31, 2009

Angels and Deamons


STARRING

Tom Hanks, Ewan McGregor, Ayelet Zurer, Stellan Skarsgard, Pierfrancesco Favino, Nikolaj Lie Kaas, and
Armin Mueller-Stahl


Desde que o codigo da vinci transpos para o cinema todo o sucesso do livro que se apercebeu que a continuaçao da adaptaçao das obras de Dan Brown e da sua personagem Longdom seria uma questao de tempo, dai que tres anos volvidos a mesma equipa reuniu-se para efectuar a prequela, com a mesma força e maquina produtiva. E tratando-se de um filme menor e certo que do ponto de vista comercial este foi menos visto e com resultados mais modestos, mas mesmo assim forte para um summer film. Ja do ponto de vista critica as coisas ficaram muito proximas, com alguma divisao e com um reconhecimento muito moderado para um filme mais preocupado num balanço comercial
Anjos e Demonios e um filme muito semelhante na forma que deve ser avaliado ao seu antecessor, ou seja sem duvida funciona melhor com o poder descritivo do livro do que propriamente a nivel de cinema, onde alguns pontos perdem sentido e o filme parece pouco coeso e com alguns buracos narrativos. O filme ganha algumas particularidades importantes, desde logo o clima do clero em plena roma, fornece um contexto e um cenario imponente para a rede de intrigas, e mesmo sendo mais pobre em termos de originalidade e em potencia do preceito inicial, talvez de um ponto de vista narrativo e menos filosofico o filme acaba por se aproximar mais do policial tipico e entao ganhar alguma vivacidade.
COntudo o filme bem como o livro e algo previsivel, retirando a base hipotetica da sua existencia, o filme nao e rico na construçao de personagens nem tao pouco no desenvolvimento da historia, baseado em guidelines estruturais, e sem poder de risco, o filme consegue no limite minimo os requesitos minimos de um filme capaz de fazer passar de uma forma minimamente agradavel o tempo num contexto engraçado e com uma historia facil.
O filme fala-nos de um professor de teologia e um expert em decifrar codigos que e chamado pela igreja catolica para descurtinar o misterio do desaparecimento de 4 cardiais em pleno conclave, aqui a historia e a mitologia crista, entram numa intriga de longa escala
Do ponto de vista do argumento o filme e fiel a obra de Brown que tem por si so muitos fas que nao permetiriam outra coisa, contudo brown e demasiado novelesco e pouco creativo na forma como fortalece a historia, e isso faz perder a força do guiao das suas adaptaçoes, ainda mais quando as personagens sofrem de limitaçoes de construçao, permite um filme interessante para passar o tempo mas sem deixar ninguem criar grandes ilusoes com o que ve
ROn Howard e um realizador peculiar, ainda no ano transacto surpreendeu o mundo e a critica com a força do seu drama politico, e agora regresse ao limite minimo do aceitavel num filme facil de realizar, sem qualquer cunho de autor, demasiado linear para um realizador conceituado. A realizaçao so no final consegue atingir um potencial assinalavel, sem contar com a excelente fotografia que vai tendo, ou seja o Howard mais comercial mas o mais modesto
O cast mantem Hanks no papel talvez mais basico e pouco exigente da sua existencia, Longdom e daqueles herois pouco evoluido, quase unidimensionais, o que nao permite grandes rasgos nem de um genio da interpretaçao como Hanks, neste filme perde a suavidade de Tatou, mas o filme nao se ressente por isso, ja Mcgregor tem mais um papel para dar nome do que propriamente uma interpretaçao exigente

O melhor - o contexto de uma roma e vaticano muito filmavel

O pior - Alguns buracos no cinema que so podem ser perceptiveis pelo livro

Avaliação - C+

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