Thursday, January 05, 2017

Trolls

Nos ultimos anos e depois de alguns insucessos principalmente comerciais a Dreamworks tornou-se mais comedida no volume de filmes de animação que lança. Contudo por ano tem de lançar a sua maior aposta que foi este musical com muita cor, inspirado nos miticos bonecos troll. Impulsionado por uma banda sonora que entrou pelas nossas radios o filme obteve uma interessante carreira comercial, mesmo que em termos criticos, algo que já vem sendo tradição nos ultimos anos tenha ficado longe do que a sua rival disney consegue nos seus melhores filmes.
Sobre o filme, acho que temos aqui uma mudança de planos completa na estrategia da Dreamworks em animação, percebendo que narrativamente não consegue chegar ao patamar da Disney, opta claramente por filmes mais fáceis e acima de tudo mais mediaticos com outras componentes neste caso a musica, sempre bem actual e com muito bons interpretes mas neste caso também a cor, o exercicio visual do filme aliado a sua representação emotiva acabam por dar a roupagem ideal ao filme.
Agora é obvio que em termos de complexidade e significado temos um filme muito mais simples, que vai buscar apontamentos a diferentes historias sem conseguir construir uma de base que seja pilar para outras, aqui parece que a Dreamworks ainda vive muito da embalagem mais do que conteudo, mesmo sendo este filme uma obra que funciona na proximidade dos mais pequenos, principalmente pelo seu lado mais emotivo.
Por tudo isto podemos dizer que não sendo Trolls o melhor filme de animação do ano, penso que é um filme que cumpre os seus objetivos com a eficacia natural de um grande estudio, o que por vezes já funciona sendo que cada vez mais temos os pequenos estudios a apostar, e dificilmente as coisas funcionam no balanço final como este filme consegue fazer com toda a naturalidade.
A historia fala de uma princesa troll que depois de ver a sua comunidade ser atacada e em perigo, junta-se a um outro trol dominado pelo desanimo de forma a tentar salvar os seus amigos com a sua maior força a felicidade.
Em termos de argumento mesmo não sendo um poço de originalidade nem na base nem na concretização da ideia, tem elementos fundamentais para fazer um filme de animação funcional, emoção, uma mensagem positiva, alguma graça e atualidade.
Na realizaçao, não sendo dos mais inovadores filmes de animação da dreamworks principalmente porque tem contra si a falta de beleza estetica dos bonecos, é daqueles filmes que vale pela cor, e nisso os seus realizadores consegue potenciar isto aos niveis maximos do filme.
Por fim no cast de vozes, claro que para as necessidades vocais e musicais do filme mais que bons interpretes vocais o filme precisava de bons cantores e nisso quer Timberlake quer Kendrick funcionam perfeitamente para o efeito que o filme quer dar.

O melhor – A cor do filme.

O pior – A Dreamworks ter desistido de atingir a profundidade dos filmes Disney/Pixar


Avaliação - B-

No comments: