Saturday, January 14, 2017

Operation Chromite

Cada vez mais existe uma aproximação entre o cinema oriental e o cinema maior de Hollywood. Tem sido alguns os actores convidados para este tipo de produção, que já se alastrou à Coreia do Sul. Este filme sobre a guerra da coreia tinha como maior aliciante a presença de Liam Neeson num dos papeis. Os resultados do filme contudo foram algo modestos a diversos niveis, comercialmente nos EUA pese embora seja uma grande produçao oriental não teve qualquer tipo de resultado significativo. Ja em termos criticos a mediania com que foi avaliado não permitiu grande força ou impulso por esta vertente.
Sobre o filme devemos valorizar a tentativa de industrias que não as maiores tentarem fazer filmes com algum dimensão, e nisso podemos dizer que existe a tentativa pese embora tecnicamente seja um filme nem sempre funcional, muitas vezes com imagens e efeitos pouco realistas, principalmente porque se trata de um filme que tenta ser diferente em termos de cor e fotografia mas nem sempre esta opção aparentemente artistica funciona para o desenvolvimento do filme.
Mas o maior problema do filme é narrativo, se em termos de guerra e de traição e espiões entre as duas coreias o filme até tem momentos interessantes e duros, o filme funciona bem menos quando tenta dar a personagem de Neeson um caracter quase divido, recheado de frases feitas muitas delas sem qualquer tipo de aplicação prática, que da ao filma a sensação de querer usar o trunfo sinalando-o como tal mas torna o lado mais cru do filme insignificante com o excesso de protagonismo dado a tal personagem que em bom dizer nada serva para o objeto central do filme.
Ou seja um filme que tenta sempre impressionar mais pelo seu caracter tecnico do que pela sua solidez narrativa mas que acaba por falhar em ambos objetivos, temos a sensação plena ao longo do filme que com objetivos mais modestos o filme poderia obviamente ser mais funcional, com menos luz da ribalta poderia ser um simples filme sobre as condicionantes da guerra na coreia sempre com um ponto de lista lateral como alias grande parte dos filmes de guerra.
A historia fo filme fala de uma operação militar que visa tentar encontrar a planta do terreno e das minas do inimigo e que permita a tomada de uma baia. Contudo antes de tudo acontecer o plano é descoberto e que lança uma guerra bem antes do seu anunciado inicio.
Em termos de argumento se na parte central o filme acaba por ser obvio, perde totalmente o norte com a forma como introduz e coloca a personagem de Neeson no filme, tudo tem pouco sentido, as suas frases, a sua supremacia, acaba por parecer que o filme quer sublinhar uma personagem que na realidade pouco interesse para o centro narrativo do filme.
Na realização John H Lee teve sempre a sorte e ao mesmo tempo tarefa ingrata de ter entregue a si um dos filmes mais visiveis da Coreia do Sul, e nestes termos penso que ambição do realizador na forografia na forma de filmar é maior quer do que a sua capacidade, quer mesmo da capacidade da produção e muitas vezes perde o lado mais importante do filme, o realismo.
No cast, Neeson perde claramente com a forma como é construida a sua personagem e mais que isso com a forma como a mesma e caracterizada, tudo torna a sua personagem a todos os niveis absurda ainda para mais quando os seus dialogos são umas frases chavões sem aplicação pratica. Melhor os protagonistas orientais.

O melhor – O lado mais simples da narrativa, que poderia ser feito por qualquer produção de qualquer lado do mundo.

O pior – Liam Neeson e a sua personagem


Avaliação - D+

No comments: