Friday, January 06, 2017

Bad Santa 2

Treze anos depois do irreverente realizador Terry Zwigoff ter alterado a imagem do pai natal com o seu polemico Bad Santa surgiu a sua sequela, aproveitando um pior momento de Billy Bob no cinema e a tentativa de revitalizar o estilo de uma comedia que tem na rebeldia a sua caracteristica mais assinalavel. Com novo realizador os resultados ficaram muito longe do primeiro filme, desde logo em termos criticos com avaliações bastante negativas, sendo que comercialmente sendo já de is uma sequela de um filme de minorias os resultados foram tambem ele escassos.
Eu confesso que gostei do primeiro filme, mais do que qualquer coisa pela irreverência por ser um filme totalmente anti-natal e porque ninguem tinha arriscado fazer um filme que alia-se um humor inteligente com um grau de incorreção que naquele tempo estava longe de ser comum no cinema. Contudo os filmes e os tempos mudaram e a rebeldia e o politicamente incorreto passaram a ser o pão nosso de cada dia nas comedias, dai que este segundo filme nunca consegue sequer se aproximar do efeito do primeiro.
Alias do primeiro quase so sobra algumas personagens e o mau feitio da principal de resto uma historia de assalto mal construida com um twist final que chega a ser previsivel, com um humor repetitivo ou seja muitas das graças ou situações criadas são iguais ao do primeiro filme que denota bem a falta de ideias do produtor deste filme para dar algo novo a sequela.
Por isso parece-me que mais que nunca este é um filme muito longe dos objetivos, que podera a espaços muito longos agradar aos que gostaram do primeiro filme, embora na essencia não so não traga nada de novo como não potencializa o que de melhor tem o filme limitando-se a ser repetitivo.
A historia fala novamente de Willie Soke desesperado com a sua vida que acaba por ser contactado por um velho conhecido para alinharem numa açao de solideriedade com o objetivo de se apoderarem do dinheiro, no meio do plano ainda tem tempo para conhecer a sua mãe biologica.
Em termos de argumento parece sofrer da falta de ideias que muitas vezes surge quando o primeiro filme não so surpreende pela sua originalidade como funciona em termos de argumento. Aqui parece que o filme não quer perder as caracteristicas gerais do primeiro filme e faz colar este demasiado ao primeior esquecendo que entretanto passaram 13 anos.
Na realizaçao Waters já foi uma das promessas da comedia norte americana, principalmente depois dos sucessos de Freaky Friday e Mean Girls, depois colecionou filmes menos bem conseguidos que o conduziram a um simples tarefeiro. Neste filme longe do que a rebeldia de Zwigoff significava.
No cast, Thorton esta longe dos seus melhores momentos no cinema, criando uma imagem repitiva de rebeldia que repete filme apos filme, aqui mais de isso, o que me parece insuficiente para um actor que já demonstrou muito mais qualidades do que ser repetitivo como neste filme, o mesmo se podera dizer de Kathy Bates.

O melhor – Algumas das tiradas da personagem central

O pior – O filme ser uma colagem do primeiro, não se atualizando


Avaliação - D+

No comments: