Tuesday, December 06, 2016

The Accountant

Depois da polemica rodagem de Jane Got a Gun, Gavin O'Connor necessitava urgentemente de um resultado eficaz comercial ou criticamente para realças a sua carreira a aposta foi neste filme de acção com Ben Affleck. E pese embora o inicio não tenha sido o desejado com uma recepção critica demasiado mediana, o certo e que o filme em termos comerciais acabou por ser uma das surpresas do outono com resultados consistentes retornando o realizador para o ritmo de maior sucesso.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que são claras as inspirações do filme, no que diz respeito principalmente a filmes de acção com herois silenciosos, muito na base do que Matt Damon fez com Bourne com talvez uma intriga mais simples, e nesse particular de puzzle o filme pese embora seja demasiado previsivel, para algo que depende tanto de algum facto surpresa acaba por funcionar como objeto de entertenimento sem necessitar de grande humor, pois e um filme com uma narrativa que prende o espetador, embora a sua simplicidade mas tambem e um filme sempre com um ritmo interessante.
O lado positivo do filme tem a ver com as pontas soltas que vai deixando, pelo excesso de informaçao inicial que aos poucos vai ligando o que acaba por em termos de proximidade com o espetador deixar o espetador bem conetado. Pelo lado mais negativo alguma previsibilidade era obvio que de alguma forma o filme ao querer unir tantas pontas não tinha muito espaço, mas rapidamente hipotizamos tudo o que esta a nossa frente como as revelações do filme.
Ou seja um filme de acção positivo, que demonstra que mesmo com simplicidade ainda conseguimos criar filmes novos, com hipotese de sequela, claramente aberta no filme, com ritmo, com intriga, com diversas personagens, seria um bom inicio para mais filmes que o tempo dirá se ira ocorrer ou não.
A historia fala de um contabilista com principios de autismo que e contratado para tentar perceber um esquema de fuga de capitais de uma enorme empresa de tecnologia, entrando numa intriga que envolve a sua propria sobrevivencia.
Em termos de argumento a historia de base, mesmo sendo simples, tem diversas articulações que funcionam, o esquema de deixar espaços que vao sendo preenchidos, funciona na forma como acaba por amarrar o espetador ao ecrã, mesmo não sendo um filme extremamente original, ou com muitos novos conteudos.
Na realizaçao O' Connor tem um trabalho simples, sem grande risco, mas que consegue ter intensidade nas sequencias de acçao. Penso que não sendo ainda um realizador de primeiro plano, e daqueles que tem muito por onde crescer, não devendo ter e os problemas como teve na produçao do seu filme anterior.
Um dos problemas do filme e Affleck, por muito que seja bom realizador, tendo em conta o numero de filmes que já interpretatou parece-me sem duvida um actor com poucos recursos e mais que isso sempre semelhante nos diversos papeis que interpreta. Quando assim o é pensamos que outro actor poderia dar mais margem de manobra para o filme em sequelas, já que os restantes como Simons e Addai Robinson até sao agradaveis surpresas para este proposito

O melhor – A forma como o filme vai completando os seus espaços

O pior – Alguma previsibilidade de todas as revelações do filme


Avaliação - C+

No comments: