Monday, December 26, 2016

Passengers

Desde a apresentação deste projeto e principalmente após o sucesso nos ultimos anos de alguns filmes de ficção cientifica que as atenções estiveram voltadas para este filme, que durante algum tempo figurou nas listas de candidatos a premios, nem que fosse pelo seu realizador e protagonista. O resultado contudo foi um pouco frustrante para o projeto com avaliações medianas, chegando mesmo a ter alguma toada negativa, em termos comerciais os primeiros dados parece também eles serem ligeiros para um filme que deveria ter outro tipo de expetatitivas.
Sobre o filme quando nos vimos um filme lançado sobre a meta para a epoca de premios com um cast como este e mais que isso com um realizador que o seu ultimo projeto esteve na luta pelos oscares é normal esperar um filme intenso, profundo e mais que isso um filme para registo, dai que é facil ficar frustrado quando perante nós surge mais que alguma coisa uma simpatica historia de amor, com alguns toques de humor, e muitos efeitos especiais, mas sempre um filme sem grande densidade narrativa e com um objetivo mais de entertenimento do que propriamente pelo seu valor global como um filme de primeira linha. Dai que me parece que o grande problema do filme é claramente a forma como foi pensada a sua estreia mas que propriamente o seu resultado.
Porque em termos de entertenimento até me parece uma obra interessante, curiosa, com uma ideia de base interessante, com muito boas premissas em termos do acessorio como as diferenças sociais entre os protagonistas, os dilemas morais, num filme sempre tecnicamente interessante e com actores pelo menos no plano mediatico com carisma, nunca deixando o filme sem ritmo, e sempre com diversas curiosidade superficiais do dia a dia que vai alimentando e a meu ver bem um filme simples mas ao mesmo tempo com boas ideias.
Contudo e obvio que não é um filme com densidade, com um valor narrativo assinalavel, que tem falhas de logica a maior parte delas provocadas pela dificuldade da tematica e da sua exequibilidade para um filme extremado de sci-fi. É certo que tem opçoes narrativas que funcionam melhor como entertenimento para o happy ending do que propriamente para cimentar a sua lógica, mas parece que mesmo sendo muitas vezes um filme mais emotivo do que racional, parte de uma interessantissima premissa.
A historia fala de um casal que embarcou numa viagem de 120 anos de forma a poderem habitar um outro planeta até que acordom a determinada parte da viagem sozinhos no espaço e com uma nave a dar de si.
Em termos de argumento penso que a ideia como base de uma historia em termos de sci fi é interessante, o seu desenvolvimento mesmo com muitos cliches narrativos pensa demasiado no filme como entertenimento o que lhe tira alguma dimensao como historia que poderia ter numa abordagem mais intensa das personagens e menos simplistas, mesmo assim algumas questões são bem debruçadas no filme.
Morten Tyldum teve o seu reconhecimento em The Imatation Game, e aqui tem um filme com mais dimensão, no qual se transforma num tarefeiro competente mas claramente de menor dimensao em termos de significado em termos de obra de autor, parece-me obvio que não sera um filme destaque na sua carreira mas permite-lhe mais espaço em termos de produtoras.
No cast é inquestionavel o valor de Lawrence como actriz e cabeça de um filme, tem carisma, tem recursos, tem presença mesmo em papeis mais simples ela funciona e dá vida ao filme. Pratt parece-me claramente mais vocacionado para comedias, falta-lhe recursos interpretativos dramaticos claros e por outro lado mesmo em termos fisicos parece sempre perder intensidade nas suas sequencias de acção

O melhor – As curiosidades de como duas pessoas estarem numa ilha deserta.

O pior – A forma como o filme se fica por uma competente obra de entertenimento


Avaliação - B-

No comments: