Saturday, December 10, 2016

Storks

É conhecido que o mundo do cinema de animação é dominado pela Disney e durante alguns anos pela Pixar. Contudo devido aos enormes sucessos que foram sendo criados, foi comum outras produtoras apostarem neste registo com mais ou menos sucesso. Este ano uma dessas apostas foi da Warner Brothers que constituiu uma nova empresa para este efeito, com este Storks. Contudo os resultados tiveram a todos os niveis longe dos melhores filmes de animação, quer comercialmente com resultados consistentes mas longe dos maiores e criticamente com avaliações medianas insuficientes para colocar o filme do oscar da especialidade.
Sobre o filme o que é comum em produtoras grandes mas menores nos generos e tentar dar ao seu filme, algo com diversos promenores, que pode ser num cast de vozes de actores conhecidos, como uma serie de curiosidades que funcionam mais em termos humoristicos do que propriamente no filme como um todo. Pois bem Storks encaixa na perfeição neste esteriotipo de cinema para massas, que no centro da historia tem algumas debilidades que contorna com um filme ternurento e a muitos niveis engraçado mais na curiosidade do que propriamente por um argumento comico.
Mas o que funciona menos no filme, se podemos dizer que o filme tem bom ritmo, e passa rapidamente podemos dizer que quando comparado a historia de base é algo vazia em termos de moratoria, e mesmo bons momentos em termos de curiosidade como a luta silenciosa permitem que seja apenas um filme bem disposto sem a grandiosidade dos melhores filmes de animação com conciliam as virtudes deste filme com outras que este filme não consegue.
E mesmo na forma como o filme tenta trazer algumas figuras conhecidas acaba por não ser proveitoso, funcionando sempre melhor em termos humoristicos algumas vezes suportado pelos momentos musicais do que na globalidade como um filme completo de animaçao.
A historia fala das cegonhas depois de terem abandonado a entrega de bebes, contudo o erro numa produçao acaba por obrigar o herdeiro do imperio a fazer uma ultima entrega apenas na companhia do unico bebe que ficou com as cegonhas.
Em termos de argumento o filme tem bons promenores, que funcionam principalmente do ponto de vista humoristico ou emocional, já que consegue ser um filme ternurente. No que diz respeito à mensagem parece que já encontrei filmes de animaçao com algo mais substancial, para alem de me parecer que mesmo a historia de base é algo incompleta.
Um realizador passar do cinema de live action para a animaçao não é comum, dai que se deve dar algum merito ao risco tomado por Nicholas Stoller, e pelos produtores do filme. Nao podemos dizer que é um trabalho de primeira linha na animação pese embora seja de um grande estudio, nota-se ainda alguma dificuldade em sublinhar qualquer forma do filme para alem da cor.
Se existe ponto onde o filme claramente investiu foi no cast de vozes, e pese embora estas sejam enriquecedoras para o filme, nenhuma e claramente o trunfo que poderia ser em face de tantos nomes conseguidos. Muitas vezes deve-se apostar mais no argumento.

O melhor – Alguns apontamentos em que o filme consegue ser engraçado

O pior – A ternura não traz nenhuma mensagem consigo


Avaliação - C+

No comments: