Quando um cineasta
europeu ainda com fundos americanos independentes se propoem a fazer
um filme sobre a 2 grande guerra principalmente em paises que nem
tantas vezes tiveram o foco da atenção dos filmes como a Hungria
confesso que fiquei curioso, mesmo sendo um filme com pouca ou quase
nenhuma avaliação critica especializada e que nos EUA estreou em
muitos poucos ou quase nenhum cinema.
Sobre este filme penso
que fazer um filme competente sobre qualquer grande guerra pelos
meios que exige apenas esta na esfera de possibilidade porque os
pequenos estudios acabam por fazer tudo muito amador dentro dos seus
orçamentos o que acaba por ser algo com pouco realismo em termos
produtivos e pior que isso as batalhas parecem pequenos confrontos, e
isso é um dos problemas de base deste filme.
Mas o seu maior
problema nem é este, tentar fazer uma historia dentro de um contexto
global imponente exige que a historia seja o fundamental e que não
se perca a tentar explicar o contexto politico porque normalmente o
tempo não dá para tudo e o centro narrativo acaba por deixar de nos
interessar. Isso acontece no inicio deste filme e continua até ao
fim, ou seja a incapacidade da historia romantica de base, que para
alem de estranha e sem grande sentido acaba ela por ser o contexto da
situação maior que essa sim deveria ser o contexto do filme.
O terceiro problema e
que rotunda na globalidade num mau filme é o facto de ser um filme
que mesmo incidindo numa historia de amor e guerra ser extremamente
lento, chegando mesmo na sua maior parte a ser aborrecido, isto pelo
que já dissemos adiante de não conseguir agarrar o espetador e
depois por nunca conseguir na sua essencia ter um verdadeiro climax,
a não ser os ultimos cinco minutos em que o filme tem o seu
desenvolvimento mais emocional.
A historia fala de um
judeu em plena opressão nazi que luta em diversos campos de batalha
no sentido de encontrar a sua cunhada, a unica recordação que tem
da sua esposa, que foi capturada pelos nazis.
Em termos de argumento
o principio de base é claramente de gosto discutivel ou seja
procurar a irma da mulher morta com objetivos posteriores, mas mais
que isso o filme nunca consegue ser narrativamente rico, quer nas
personagens, nas situações e nos dialogos.
Um perfeito
desconhecido nascido na bosnia com pouco dinheiro americano não era
claramente o contexto ideal para nenhum realizador se fazer notar,
mas neste caso demonstra demasiado amadorismo.
Tambem no cast recheado
de desconhecidos, denota-se alguma falta de peso, e qualidade muito
tambem por culpa de personagens que não permitem outro tipo de
desempenho, e a unica questao quer se coloca é o que faz Keitel num
filme como este.
O melhor – As
pequenas produtoras já arriscarem em temas maiores
O pior – O resultado
comum ser como este
Avaliação - D+
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