Friday, January 03, 2014

The Best Offer

Desde o sucesso total que foi Cinema Paraiso, que sempre que Tornatore tem uma nova experiencia cinematografica o mundo espera uma nova magia. Contudo com o passar do tempo e da idade do realizador isso nunca aconteceu pelo que a sensação deste filme foi ser passado com um elenco proximo dos filmes de Hollywood. Talvez por isso a critica não aceitou bem o filme com avaliações muito negativas o que fez com que o filme so um ano apos a estreia na europa visse a luz do dia nos EUA e com uma estreia bem modesta.
Sobre o filme podemos dizer que é um misto de sensações por um lado temos toda a mestria na criaçao de um enredo, um filme cheio de promenores bem executados, personalidades fortes e interessantes e um tema que conjuga a mente humana com a arte e assim o filme se desenvolve com uma premissa interessante curiosa, e que vai prendendo o espectador ao ecra, muito pela força das personagens e pela sua multipla complexidade.
Mas como os Thrillers existe um momento em que o filme tem de se definir tem de se perceber aquilo que ele quer, e aqui nestes filmes o final e um jogo de risco que quase sempre tem de se vencer. E neste caso parece que o filme vence, porque consegue um fim interessante que apesar de algo previsivel e ensaiado e despistado, mas o certo é que o filme poderia ser mais concreto no seu final, menos subtil pois pensamos que o seu impacto seria superior.
Mesmo assim estamos perante um bom filme diferente do cinema europeu mas com alguma crueza dos mesmos que funciona não so nas personagens e na ligação destas, no sentido de humor inteligente e mesmo na sua chaves, num realizador mais dotado para filmes emocionais temos aqui um filme mais cerebral que numa epoca em que os thrillers vão perdendo espaço funciona, pese embora tenha surpreendido negativamente quem esperava por mais coração.
O filme fala de um leiloeiro de arte que é contratado por uma descendente que acaba de herdar uma fortuna em quadros, contudo sofre de agarofobia pelo que não consegue sair de um quarto, durante a avaliação dos objectos presentes na casa cria-se uma relação intensa separada por uma parede entre os dois isolados individuos.
O argumento e bem montado principalmente na forma com que é alicerçado todo o guião, na forma lenta com que apresente o epicentro do filme, na riqueza de alguns dialogos desde os mais simples aos mais complexos, apenas perde alguma força na sua conclusão, essencial, apesar de positiva fica a sensação que poderia ser melhor.
Para um experiente realizador de filmes de coração a estetica tem que estar presente, e neste filme está alias a estetica acaba por ser alicerçada na arte pintada e na forma com que esta acaba por ser fundamental no filme, e assim o realizador acaba por bem tentar pintar diferentes telas com rigor ao longo do filme e acaba por conseguir.
Em termos de cast Rush e sinonimo de competencia em personagens dificeis, aqui tem um papel envolvente, dificil, bem executado, a sua personagem domina o filme e ele sente-se como sempre comfortavel com isso, não precisa de grandes secundarios porque o filme é essencialmente ele.

O melhor - O alicerçar da personagem central.

O pior - Apesar de funcional o final poderia ser bem mais surpreendente.

Avaliação - B

No comments: