Sunday, January 26, 2014

Life os the King

O inicio de cada ano, é usado para o lançamento em poucos cinemas de filmes de segundo plano onde surgem alguns actores mais ou menos conhecidos, que ja tiveram melhores dias, neste filme temos um Cuba Gooding Jr longe do que ja foi, num projecto tipico de quem tenta renascer, mas neste filme quase nada resulta e se criticamente o filme conseguiu uma mediania que por vezes é valorizada contudo comercialmente o filme simplesmente não existiu.
Existem centenas de filmes no qual alguem consegue tentar dar a volta a um grupo de jovens delinquentes motivando-os para um intresse qualquer, dai que em termos de originalidade do ponto de partida este filme simplesmente não existe. É certo que ir para um caminho como este é facil, porque e facil aproximar-se emocionalmente do espectador e nisso o filme consegue, pese embora não se diferencie de qualquer um tipico filme banal com o mesmo guiao.
Aqui temos na personagem central o tipico ou seja, alguem com um passado negativo que tem nesta ligaçao aos jovens a oportunidade de ter a sua redençao, e nisso o filme esta longe de tambem ser original, o que o torna obvio, e quase sempre sabemos o que vai acontecer seguidamente, se bem que a intensidade e a emoção do filme é como um bolo simples resulta sempre.
O unico ponto algo diferente e o tema que vai conduzir a alteração dos personagens no caso concreto o Xadrez, a forma como este desporto consegue alterar as personagens em termos de respostas emocionais e mesmo desenvolvimento cognitivo e bem potenciado no filme principalmente no primeiro ponto, o que conduz ao unico ponto com alguma novidade do filme ja que tudo o resta ja vimos por diversas vezes.
A historia fala de um ex presidiario que depois de um trabalho na escola, começa por incentivar alguns alunos para o interesse pelo Xadrez, inseridos numa comunidade problematica os personagens vão finalmente tentar encontrar aqui uma motivaçao para lutar por algo.
O argumento e basico e repetitivo nao tem originalidade, segue um caminho que ja por diversas vezes foi utilizado, ou seja ao termos um filme simples, com poucas ambiçoes dai que uma reutilização de argumento nao seja um escandalo.
Em termos de realizaçao temos um filme simples pouco pensado para cinema, que não arrisca, é um filme que se integra naquele registo minimo onde basicamente o interesse é faze-lo e nao e adorna-lo.
EM termos de casting depois de um inicio de carreira brilhante Gooding Jr acabou por se perder em comedias de segunda divisao tentando agora ganhar novamente o reconhecimento em drama, contudo com filme com pouca visibilidade como este, mesmo em bom plano sera dificil traçar novo rumo

O melhor - O Xadrez como potencia emocional e racional

O pior - Ja vi este filme

Avaliação - C

No comments: