Saturday, January 25, 2014

The Book Thief

Quando uma obra literaria best seller tem a sua adaptação ao cinema muitos aguardam que ela seja no minimo fiel, e neste caso sabia-se que se isso acontecesse teriamos obviamente um filme de primeira linha, e uma vez que seria lançado no final deste ano, um natural candidato aos oscares. Contudo quando as primeiras avaliações tiveram lugar percebeu-se que o filme não conseguiria se afirmar nesta corrida, e uma vez que o filme não era totalmente hollywoodesco também comercialmente não conseguiu se impor.
Sobre o filme podemos dizer que estamos perante um filme com muito coração, muito dele na sua personagem central, e neste ponto o filme funciona em pleno, no registo e no contexto em que é utilizado o filme facilmente cumpre este objectivo, na forma como filme os diferentes relacionamentos sobre uma toada positiva e quando isso acontece podemos dizer que o coração do filme está sempre bem presente e vivo.
Por outro lado o siginificado do filme é obvio e claro, ou seja dar um lado positivo a um contecto de guerra, contudo tambem aqui o filme tem lados negativos, desde logo por ser redundante desde o primeiro quarto de hora ate bem perto do final, o filme e quase sempre muito parecido, e por outro lado a narração totalmente desnecessaria, mesmo que esse ponto seja presente no livro.
Ou seja temos um filme com mais coração do que propriamente uma racionalidade intensa ou mesmo uma inovação, mas vem mesmo assim dar algum brilho e alguma força a um tema ja actualizado, nem sempre capaz de dar filmes diferentes, ja que uma tema tão sincero e forte como este não da aso a explorações muito diferentes pelo que o filme acaba por ser natural, mais que um surpreendente poço de inovaçõa.
A historia fala de um jovem analfabeta que acaba por ser adoptada por um casal pobre, que aos poucos lhe vai dando condições familiares e ensina-a ler criando o fascinio pelos livros, aqui começa a paixao da jovem pela leitura mesmo quando esta e proibida.
O argumento não é um poço de originalidade mas sim um poço emocional, e aqui mesmo sem grandes truques ou segredos acaba por ser um argumento bem competente, com dialogos emocionais fortes, que muitas vezes e dos pontos mais dificeis de conseguir.
Em termos de realizaçao um trabalho de um europeu, bem produzido, com preocupação contextual, numa realização nem sempre facil, mas que aqui acaba por se tornar forte e grandiosa, para um filme de estreia podemos dizer que temos um bom inicio, mesmo que o filme não tenha ido mais longe em termos de valor critico.
Por fim em termos de cast o filme e dominado pelos mais pequneos que dão coração, e intensidade emocional no filme e este ponto muitas vezes e o mais dificil e o mais necessario no filme, em termos de secundarios Rush e Watson ao nivel que o conhecimentos e sabemos que isso e muito elevado.

O melhor - O coração e a forma com que o filme consegue ser emotivo

O pior - A desnecessaria narração, surge quase como um tique

Avaliação - B-

No comments: