Friday, January 17, 2014

Open Grave

O cinema de terror tem nos ultimos anos vivido grandes crises de ideia, se os argumentos são quase sempre os mesmos, ja no que diz respeito as formas de filmar tem aparecido as mais valias principalmente no que diz respeito a uma forma propria de filmar. Para este inicio do ano surgiu este pequeno filme, apostado em algum suspense psicologico, muito num genero de todal desconhecimento que foi muito usado uma decada atras. Mas os resultados nao foram brilhantes a alguma negação critica, assinalavel com avaliações muito negativas surgiu um valor comercial quase inexistente de um filme pequeno com pouca expansão.
Sobre o filme podemos dizer que em termos de entertenimento esta formula quase sempre resulta ou seja o mecanismo de desde logo nada dar a conhecer ao espetador e depois ir dando aos poucos aquilo que realmente aconteceu pode não ser original mas acaba por ser minimamente conseguido na capacidade de agarrar o espetador e nisto o filme consegue o seu objectivo.
A este ponto funcional mais que positivo tem uma crueza e uma violencia que tambem funciona principalmente pela quantidade de mortes e uma vala comum incrivel que torna o filme visualmente aterrador o que acaba por ser uma imagem de marca e um objectivo concreto do filme. Outro ponto interessante e a capacidade do argumento jogar com o espectador dando-lhe sempre a direção que quer dar, se bem que com a sua premissa inicial de nenhuma personagem se lembrar de nada este ponto nao e dos mais dificeis ou mesmo exigentes do filme.
Como lado mais negativo o facto de ja termos vistos filmes muito semelhantes alguns mesmos mais densos em termos de argumento e personagens mas concretamente filmes maiores e com outro tipo de ambição. Para os objectivos propostos parece que o filme funciona e uma mais valia em termos de um cinema facil, e visualmente trabalhjado.
A historia fala de um conjunto de pessoas que se encontra juntos num espaço longuinquo e que de repente tenta perceber qual a real pessoa que esta ao seu lado, contudo começam a ser perceguidos por prisioneiros que podem mesmo ter sido conduzidos para la por um deles.
O argumento pese embora nao seja dificil ou original, e um argumento que tem em si o peso todo do filme, mesmo sem ser espetacular no essencial funciona que e na capacidade de conduzir o filme pelos seus trilhos bem definidos com pouca preocupaçao em dialogos ou mesmo personagens muito abrangentes.
GALLEGO ja tinha tentado um cinema estranho e misterioso em Apollo 18 aqui num filme com mais meios consegue menos sucesso mas consegue algum horror com imagens interessantes, denota estudo, algum estilo proprio que o pode conduzir a uma carreira propria no cinema.
Em termos de cast Copley e um exclente actor ja o demonstrou principalmente em Distrito 9 aqui tem uma prestação e um nivel de exigencia bem mais modesta, não podemos dizer que nao funciona mas tambem nao e por este registo que conseguira o sucesso que merece, se bem que o filme e inteiramente seu.

O melhor - Ser eficaz na condução do espectador pelos seus proprios caminhos

O pior - A originalidade nem sempre estar presente

Avaliação - C+

No comments: