Saturday, January 25, 2014

American Hustle

Desde o momento em que este projecto foi anunciado o mundo do cinema ficou na expectativa pela junção de tanta gente conhecida em primeiro plano. A sua estreia veio a confirmar a riqueza critica do filme com avaliações essencialmente positivas que o colocou na primeira linha para os oscares pelo menos em termos de nomeaçoes, a este ponto juntou-se ainda um magnifico registo de bilheteira, que torna o filme um dos primeiros liders para a luta aos oscares.
Sobre o filme podemos dizer que estamos perante um filme extremanete diferente, desde logo na forma como conjuga uma intriga policial bem interlaçada, mas com muitos pontos envolventes que lhe dao um estilo proprio desde logo na forma como a musica e integrada em todas as sequencias nos detalhes, e mais que isso em termos de interpretação, onde o filme atinge a força maxima que um filme poderia ter.
E estes ingredientes fazem um filme que não é perfeito, por vezes emaranha-se um pouco naua historia no seu argumento nos recuos e retrocessos mas que se torna um filme unico, de excelente qualidade de cinema em todas as suas vertentes e o que diferenciam como claramente um dos melhores filmes do ano. E até acaba por nao ser no epicentro que o filme tem mais força, mas na forma silenciosa e tao bem caracterizada numa grande historia de amor, nos detalhes e nas duvidas que cria no espectador com particular ancora na personagem de AmY Adams, faz deste filme um dos filme mais inovadores e corajosos do ano.
Ou seja estamos perante uma nova moda do cinema, com um estilo de autor proprio que Russel criou, num autentico exercicio de interpretação que torna personagens simples em objectos complexos e desafios aos seus actores, e quando tudo isto se reune num filme normalmente temos um excelente filme, que certamente marcara nos proximos anos o cinema actual.
A historia fala de dois vigaristas que depois de apanhados pelo FBI sao obrigados a ajudar no sentido de os ajudar a capturar outros atraves de um projecto nflitrado que visa capturar entre mafios e politicos um esquema de corrupçao que pretende recontruir Atlantic City.
Em termos de argumento o filme e de excelencia em termos de profundidade de personagens na forma como esconde a sua formula pese embora esta fosse perceptivel e mais que isso na riqueza de dialogos de primeiro nivel.
Sobre a realizaçao Russel tem um estilo proprio de filmar e aqui o gosto e descutivel nem sempre e um filme de excelencia neste particular pese embora tenha bons momentos, contudo tudo resto que diz respeito a realizaçao e excelente, os cabelos, a produçao, o guarda roupa tudo funciona para os intuitos do filme.
Em termos de cast temos, as melhos interpretações do ano, na globalidade, Bale este impressionante na sua presença sobria, no seu desgaste fisico em tudo o que não e vistoso mas é dificilimo dai que a recompensa pela nomeaçao nos parece mais que justa, Adams e irresistivel na sedução e na devoção pela personagem central, e o coração do filme, Cooper ter a vertente comedia, e uma serie de apartes que merecem a atenção e Lawrence e a mulher do momento, aqui mais uma vez brilha na espontaneadade a sua melhor ferramenta

O melhor - O cast e a historia de amor disfarçada

O pior - Não precisava de começar a meio

Avaliação - A-

No comments: