Sunday, January 12, 2014

The Wolf of Wall Street

Quando Marty anuncia que vai mudar substancialmente de genero, muitas são as duvidas da capacidade deste veterano realizador conseguir integrar o seu cinema num genero como comedia, depois de ja o ter feito nos filmes para mais pequenos. Contudo apos as primeires visualizações, percebeu-se que o genio estava novamente presente com uma recepção critica de eleição, com muita polemica à mistura como é habito nos seus filmes, o resultado parece contudo ter colocado um filme tão politicamente incorrecto na corrida aos oscares potenciado por mais um sucesso de bilheteira cada vez mais usual na carreira do realizador principalmente desde a sua união a Leonardo DiCaprio.
Sobre o filme desde logo podemos dizer que as tres horas passam a correr, e isto porque a todos os niveis estamos perante uma obra prima de eleição do cinema, pelo risco, pela ambiçao de fazer um filme diferente, uma satira social como poucos arriscaram e mais que isso não ter limitações morais, o filme é um carrossel de loucura, um festim histerico de tudo o que a mente humana pode imaginar, num recheado emaranhado de excelentes interpretaçoes realização e argumento que o fazem facilmente num dos melhores filmes do ano, se não mesmo o melhor.
E para isto funciona o espirito do filme mais que isso é um filme descontraido, ligeiro, com uma crueldade e obescinidade peramente mas isso é o que tem de cativante o filme, o exagero declarado funciona unicamente como satira e mais que isso a formula de conseguir que um filme seja obra prima em todas as suas componentes esta apenas ao alcance de alguns e Scrocese e um deles.
Pode-se discutir as valencias morais do filme, aqui estiveram as maiores criticas do filme, mas quando a satira existe, e quando o cunho de autor esta presente podemos dizer que nem sempre se pode contar boas historias que de maus exemplos rezam a historia e aqui temos um desses casos, numa das melhores tres horas de cinema dos ultimos anos, muitos queixam-se do excesso de tempo eu ficaria mais duas.
A historia fala de um jovem ambicioso que se inicia em Wall Street e vai ganhando a pulso a sua empresa, que acaba por se tornar numa autentica maquina de fazer dinheiro, perante isto vamos seguir as extravagancias e estilo desde empresário num carrossel de esbanjar dinheiro.
O argumento e de excelencia na forma como conjuga cada conversa com uma satira e ironia impressionante, na forma como da uma vida a cada personagem principalmente a central e mais que isso como consegue dar ritmo a mais de tres horas de filme, impressionante.
Elogiar Marty pode ser redutor, mas nada mais se pode fazer a um realizador que consegue ser unico e dos melhores em tudo que toque, em genero que seja consegue sentir-se confortavel e mais que isso consegue demonstrar que em qualquer genero e sempre dos melhores, aqui mais uma vez num filme actual, mostra estarmos perante um dos, senão o melhor realizador da historia do cinema.
Por fim em termos de cast num momento em que se fala de nomeaçoes para os oscares, temos neste filme a fasquia colocada no topo, Leonardo Di Caprio ja em outras ocasioes, vitima de injustiça da academia, tem aqui um papel de excelencia, de grau de dificuldade maxima, que acaba por colocar num nivel superior, o filme é dele, e exige tudo ao maximo que se pode exigir a um actor e ele sai com nota maxima, se existir justiça a nomeaçao e garantida, provavelmente o pudor tradicional de hollywood não lhe dará o oscar o que sera pelo segundo ano consecutivo a maior das injustição. Pouco espaço para secundarios, Hill tem bons momentos, Reiner também, mas o filme é Di Caprio.

O melhor - Como fazer uma obra prima ser pensar no tempo ou mesmo no correcto

O pior - Pode-se discutir o imperativo moral, mas ninguém é Deus.


Avaliação - A

No comments: