Saturday, January 04, 2014

Thanks for Sharing

Nos ultimos anos tem sido bastante usual argumentistas de filmes com algum sucesso tentarem a sorte na realização, este ano e depois do sucesso The Kids are alright o seu argumentista munido do seu actor principal partiram numa comedia romantica sobre viciados em sexo. Contudo o resultado esteve longe do sucesso que teve enquanto argumentista e lhe valeu nomeação para o oscar, em termos de critica o filme foi mediano sem grande relevo, e mesmo perante um elenco de luxo nunca conseguiu uma estreia wide o que limitou e muito os seus resultados.
Sobre o filme podemos dizer que para comedia romantica e um filme muito redutor, ficamos sempre perdidos mais nas fantasias ou particularidades de um ou outro personagem e nunca vimos o filme como um todo coeso, não sendo em momento nunca mais do que a soma das tres partes, e certo que essas se unem em contactos mas estes nunca realmente manifestam qualquer relevo para a historia central do filme.
A este ponto junta-se alguma falta de força do tema central, a sexualidade poderia ser bem mais explorada do que como uma droga sempre representada como nociva e aqui o filme na forma como aborda quase e so este lado perde muito foco noutros pontos do mesmo tema, que poderia dar profunidade para um filme mais maduro e funcional e por outro lado tambem mais coração nas relações centrais.
Em termos de comedia o filme não arrisca muito e quase sempre um filme bem disposto mas nunca tem a pretensão da gargalhada facil, dai que em termos comicos tambem não estamos perante um filme de primeira linha, ficando sempre a ideia que quer ser mais serio do que realmente consegue ser.
A historia fala de tres homens integrados num programa de apoio em conjunto em viciados no sexo que vão acabar de ter nas suas vidas conflitos ou obstaculos que impedem o tratamento sendo a auto ajuda de cada um fundamental a passar ou resolver esses mesmos obstaculos.
O argumento esta longe do que o argumentista ja conseguiu as personagens parecem sempre ser mais ambiciosas do que conseguem ser os dialogos nunca tem a profundidade que ja foi observada no seu filme anterior e mesmo em termos comicos nao e um filme de primeira linha
Na realização temos uma realização simes quase sempre nos elementos bases de um filme sobre personagens nao existe primor nem grande ambiçao estetica num filme que apenas em epaço usa nova york e o seu melhor lado como pano de fundo.
No cast temos Ruffalo e Paltrow no seu registo habitual, mesmo nesta seleçao o filme nao arrisca, os interpretes estao num nivel vulgar sem grandes rasgos deixando o melhor momento a um cansado Tim Robbins que ainda acaba por ser o melhor de todo o filme.

O melhor - Tim Robbins

O pior - O sexo como algo redutor

Avaliação - C

No comments: