Sunday, January 19, 2014

Instructions Not Included

Se existiu uma surpresa neste terço final do presente ano, essa suspresa foi este filme escrito, realizado e produzido por um mexicano quase anonimo principalmente em termo globais no mundo do cinema, sem nenhuma figura de proa, mas que conseguiu não so uma grande distribuição do seu filme como arrecadou apenas nos EUA mais de 40 milhoes de dolares, e se o sucesso comercial parece obvio em termos criticos o sucesso não foi tão esclarecedor pese embora tenha reunido maioritariamente avaliações positivas.
Sobre o filme podemos dizer que é daqueles filmes que aproximam facilmente o filme e as personagens do espectador, desde logo por ser uma comedia, um pouco colada em excesso à Vida é Bela de Begnini, um pouquinho mais exagerada numa comedia mais fisica, mas o que é certo é que o coração esta lá bem presente princinpalmente depois da introdução inicial.
E é neste ponto que o filme é rico, na sinceridade e facilidade com que nos da uma relação entre pai e filho, com os erros bem definidos, que no inicio talvez nos coloque em duvidas o valor moral do filme mas que no final tão bem percebemos quando todo o filme nos dirige para um registo bem diferente. E é nesse quase absurdo que rapidamente nos torna tão sincero que reside o grande coração do filme, e por isso o grande valor do mesmo.
Claro que tem pontos que poderiam ser melhor trabalhados a luta pela custodia da menor, mesmo a relação entre os progenitores, mas para isso o filme teria de ter uma duração mais longa o que o poderia tornar ligeiramente mais aborrecido, esta aposta acaba por jogar pelo seguro, pese embora nos parece que uma densidade maior nestes pontos poderia ter catalputado o filme para outro valor.
Mesmo assim estamos perante um bom filme, com coração, sinceridade emocional, a espaços alguma graça numa montanha russa de emoções que muitas vezes o cinema sincero sem objectivos nos tras, a continuar a escrever assim devemos estar atentos ao trajecto em toda a linha de Derbez
A historia fala de um bom vivant que a determinada altura recebe um noticia que não esperava ou seja que foi pai, sendo que a menor lhe e entregue enquanto a mãe desaparece, ao longo de sete anos com todas as dificuldades inerentes acaba por criar e dar educação à menor criando com esta uma relação muito especial, nesse momento volta a aparecer a progenitora para uma disputa.
O argumento não tem na sua base uma originalidade obvia, contudo consegue-o ser onde é mais dificil ser na sua execução e principalmente na forma com que consegue fazer funcionar o grande sentimentalismo do filme, que o transfere para o melhor nivel de um argumento com coração.
A realização não e fabulosa, numa historia com tanto coração o filme poderia ter melhores arranjos em termos de cenarios e mesmo em termos esteticos, contudo parece-nos que com isso o argumento não seria tão puro, mas parece uma aresta a limar.
Em termos de cast Derbez tem um papel emocionalmente interessante embora me pareça nao ser um actor de primeira linha, mas da pelo menor o coração ao filme, melhor a jovem Loreto Peralta, que parece claramente ser uma boa promessa num filme onde durante muito tempo é ela que o domina.

O melhor - O coração do filme

O pior - No inicio ser um pouquinho "aparvalhado"

Avaliação - B

No comments: