
Sobre o filme podemos dizer que é daqueles filmes que aproximam facilmente o filme e as personagens do espectador, desde logo por ser uma comedia, um pouco colada em excesso à Vida é Bela de Begnini, um pouquinho mais exagerada numa comedia mais fisica, mas o que é certo é que o coração esta lá bem presente princinpalmente depois da introdução inicial.
E é neste ponto que o filme é rico, na sinceridade e facilidade com que nos da uma relação entre pai e filho, com os erros bem definidos, que no inicio talvez nos coloque em duvidas o valor moral do filme mas que no final tão bem percebemos quando todo o filme nos dirige para um registo bem diferente. E é nesse quase absurdo que rapidamente nos torna tão sincero que reside o grande coração do filme, e por isso o grande valor do mesmo.
Claro que tem pontos que poderiam ser melhor trabalhados a luta pela custodia da menor, mesmo a relação entre os progenitores, mas para isso o filme teria de ter uma duração mais longa o que o poderia tornar ligeiramente mais aborrecido, esta aposta acaba por jogar pelo seguro, pese embora nos parece que uma densidade maior nestes pontos poderia ter catalputado o filme para outro valor.
Mesmo assim estamos perante um bom filme, com coração, sinceridade emocional, a espaços alguma graça numa montanha russa de emoções que muitas vezes o cinema sincero sem objectivos nos tras, a continuar a escrever assim devemos estar atentos ao trajecto em toda a linha de Derbez
A historia fala de um bom vivant que a determinada altura recebe um noticia que não esperava ou seja que foi pai, sendo que a menor lhe e entregue enquanto a mãe desaparece, ao longo de sete anos com todas as dificuldades inerentes acaba por criar e dar educação à menor criando com esta uma relação muito especial, nesse momento volta a aparecer a progenitora para uma disputa.
O argumento não tem na sua base uma originalidade obvia, contudo consegue-o ser onde é mais dificil ser na sua execução e principalmente na forma com que consegue fazer funcionar o grande sentimentalismo do filme, que o transfere para o melhor nivel de um argumento com coração.
A realização não e fabulosa, numa historia com tanto coração o filme poderia ter melhores arranjos em termos de cenarios e mesmo em termos esteticos, contudo parece-nos que com isso o argumento não seria tão puro, mas parece uma aresta a limar.
Em termos de cast Derbez tem um papel emocionalmente interessante embora me pareça nao ser um actor de primeira linha, mas da pelo menor o coração ao filme, melhor a jovem Loreto Peralta, que parece claramente ser uma boa promessa num filme onde durante muito tempo é ela que o domina.
O melhor - O coração do filme
O pior - No inicio ser um pouquinho "aparvalhado"
Avaliação - B
No comments:
Post a Comment