Saturday, April 05, 2014

The Invisible Woman

A vida e obra de Charles Dickens já deu origem a diversos filmes principalmente adaptações dos seus contos literarios, contudo a sua vida sentimental foi sempre pouco abordada, dai a novidade deste filme de epoca com chancela BBC, que surgiu no final do ano passado ainda a tempo de competir para os Oscares contudo sem sucesso suficiente para entrar nesta competiçao pese embora as avaliações essencialmente positivas. Comercialmente a produção europeia e tradicionalista não costuma chamar à atenção e neste caso a historia repetiu-se
Sobre o filme podemos começar por dizer que estamos perante um tipico filme BBC nos costumes, no ritmo pausado da trama e das suas personagens com uma realização paralisadamente obsessiva que acaba por ter um inicio demasiado pausado cortanto o ritmo a uma historia que já de si teria dificuldades em o seu, ou seja o ecludir de uma relação emocional de uma pessoa que acabava por ser maior do que a sua vida.
Pese embora este inicio demasiado lento e condiciona todo o desenvolvimento do filme este vai ganhando ritmo nos momentos em que os dois personagens centrais do filme se vão aproximando não so emocionalmente mas fisicamente, sob a forma de regresso ao passado. E se nestes regressos o filme tem um fio condutor interessante no momento presente do filme achamos que este poderia ser bem melhor trabalhado mais metaforico, mais forte, do que propriamente sequencias da personagem central a andar e pouco mais que torna este segmento do filme redutor e tutalmente desnecessário para o filme.
Assim e pese embora o filme tenha alguns detalhes de excelencia como a forma com que a relação aos poucos vai sendo do conhecimento publico e a luta interna das personagens pela forma menos aceitavel da relação o certo é que por outro lado a conclusão do filme não tem chama apanha o espectador de surpresa que espera uma maior definição de como tudo poderia acontecer, e que não acaba por fazer.
A historia fala de uma actriz que apos entrar numa peça de Charles Dickens começa uma aproximaçao emocional a este autor, que contudo tem a aceitação publica e uma casamente consigo, que coloca o debate do que se poderia fazer para a relação dar certo e aceitação publica também
O argumento e o tipido da BBC pouco intenso, quase sempre com primasia da imagem em deterimento dos dialogos e das personagens não e um argumento forte mas isso e comum neste tipo de registo.
Ralph Phiennes tem aqui um projecto ambicioso como realizador e acaba por ter bons detalhes a forma como se situa nos filmes de epoca o rigor que este registoe exige mas mais que isso a brilhante forma com que realiza a sequencia de comboio, a cena dominante de um filme, para um realizador que aos poucos chama a atençao do mundo para este seu lado, ainda inferior ao de actuação
Por fim no cast Phiennes parece nem sempre confortavel com um papel forte, carismatico, mas que poderia e deveria ter outra luz perde o filme para Jones pese embora me pareça que esta perda e pensada e assumida para um actriz a ganhar espaço e que podera ser um caso serio futuramente depois de um 2013 no minimo interessante

O melhor – A cena do comboio

O pior – A baixa intensidade emocional do filme


Avaliação - C

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