Tuesday, April 22, 2014

Gimme Shelter

É normal a determinadas alturas das suas carreiras actores lançados pela Disney ou por series infanto juvenis queiram dar o salto para uma carreira adulta, contudo e sabido a dificuldades de muitos se tornarem actores plenos e romperem com a imagem criada. Neste filme existe a clara tentativa de rompimento de Hudgens, contudo o resultado não foi o esperado desde logo criticamente onde as avaliações extremamente negativas acabaram por negar a entrada pelo lado da critica, contudo tambem comercialmente o filme esteve longe do sucesso com uma aposta estranha e acima de tudo pouco expansiva dos cinemas.
Sobre o filme podemos o dividir em duas partes diferentes e com toadas diferente não so na historia do filme, mas na realizaçao e mesmo na interpretação central. Uma primeira negra de limite onde o filme tem um estilo proprio negro, bem realizado na forma como entre na total decadencia e ausencia de vida na personagem, na segunda fase o filme vulgariza-se e perde o norte perde intensidade perde impacto e acima de tudo perde tudo que parece criar de exagerado mas de sublinhado na sua primeira metade.
Em face disto estamos perante um daqueles dramas de tudo é mau, mas que falha na sua personagem central primeiro porque ela nunca na realidade balança o negativismo do filme, mesmo na parte final, e por outro lado estamos sempre algo perdidos na forma como não conseguimos caracterizar rigorosamente qualquer um dos seus companheiros
Ou seja estamos perante um filme cinzento não so na cor, na toada mas acima de tudo num resultado pouco interessante de um filme que se pensavamos que poderia conduzir a visualização de Hudgens como actriz drama podemos esquecer já que o filme nunca tem o resultado nem o impacto que muitos pensariam que poderia ter.
A historia fala de uma jovem perdida, que acaba por descobrir que esta gravida, perante isto e sem qualquer tipo de apoio vagueia pelas ruas em busca de auxilio que lhe foge nos familiares e encontra num grupo de pessoas na mesma situação.
O argumento é infeliz primeiro porque nunca consegue uma boa definiçao de personagens, segundo porque o proprio desenvolvimento narrativo do filme e acima de tudo a sua conclusao e pobre e os dialogos caem no cliche sentimentalista sem o peso que muitos pensavam que poderia ter.
A realizaçao tem um bom inicio principalmente pela toada dantesca do inicio do filme mas perde-se quando o ambiente tem de melhorar tornando-se mais vazio mais colorido mas menos expressivo num filme que tinha espaço para esta expressao.
Por fim o cast, podemos dizer que Hudgens falha rotundamente num papel que ambicionava ganhar espaço, desde logo na fase inicial na fase que mais de si exigia falha, entra em cliche, agarra-se a tiques faceis e nunca convence, na parte final a parte mais facil e suave temos a Hudgens que funciona nos seus limites, ao seu lado Dawson brilha nos poucos momentos em que tem o filme, merecendo bem mais e Fraser justifica o apagar total de alguem que já chegou a valer milhoes de dolares, se bem que nunca pela sua capacidade interpretativa.

O melhor – Dawson

O pior – Hudgens


Avaliação - C-

No comments: