Sunday, April 06, 2014

Blood Ties

Caunet é daqueles realizadores franceses que sempre demonstraram qualidade para ter um cinema mais universal, dai que foi sem surpresa que surge aqui uma obra com chancela americana de um realizador que como actor já tinha exprimentado o cinema hollywoodesco com a companhia de Leonardo Di Caprio. A expectativa era elevada principalmente tendo em conta o magnifico cast reunido. Mas apos o lançamento em Cannes as avaliações foram demasiado medianas para dar o impulso correcto ao filme o que nunca chegou a contecer acabando comercialmente por ficar muito longe daquilo que ao inicio os mais postivistas vaticinaram.
Sobre o filme podemos dizer que estamos perante um filme policia competente, objectivo coerente nas personagens mas que por outro lado falta alguma garra principalmente na escolha dos actores que poderiam e deveriam estar a um melhor nivel por tudo aquilo que já demonstraram. Mesmo assim com este senão estamos perante um filme competente, emotivo e forte, que apenas perde por ser uma ideia já usada, ou não estivessemos a falar de uma adaptaçao
Mas para os problemas do filme podemos dizer que esta desde logo no seu inicio demasiado pausado, aqui o filme não agarra facilmente o espectador pese embora este saiba perfeitamente desde inicio quais os caminhos que o filme vai tomar, mas o que é certo torna-se efectivo sem grande surpresa mas quase sempre com competencia.
O grande trunfo do filme em termos emocionais e da intensidade do mesmo e a relação centrais entre os dois irmãos dando sempre a convicção de todas as outras relações que tinham espaço para mais mas sempre subjugadas pela profundidade da central que parece secar tudo o resto o que deixa o filme ser forte neste ponto mas que não o deixa ser a obra prima que poderia ser com um maior equilibrio e profundidade nas restantes
A historia fala de um ex recluso que regressa a sociedade depois de alguns anos preso, e volta ao mundo do crime do outro lado o seu irmão um policia correcto que se apaixona por a mulher de um individuo que prende, e o confronto entre os deveres morais da profissao e da relação familiar que o une.
O argumento mais que competente é creativo, escrito por Cauet com a ajuda de Gray maisl ligado na sua filmiografia ao submundo, o filme não e espetacular nas personagens nem nos dialogos mas e objectivo e directo e por vezes o caminho mais curto pode ser o menos arriscado mas o mais seguro.
Cauet não e ainda um realizador que deia uma força aos seus filmes com o cunho de autor, e um realizador simples e aqui e isso, não arrisca muito como em todo o filme, mas tem boas escolhas que deixam o filme ser funcional, tera de mostrar mais se quer um lugar na meca do cinema.
Em termos de cast o elenco e do mais alto nivel que se ve em Hollywood, mas parece que a maior parte dos actores não estao ao melhor nivel, principalmente o seu protagonista mor, Owen não esta na sua melhor forma e o filme sente isso, e precisava de muito mais. Por outro lado Crudup mesmo não sendo um actor de primeiro nivel da ao papel mais que o seu companheiro de cast principalmente na suavidade da sua personagem. Kunis, Collitard e Saldana tem pouco tempo de antena.

O melhor – A relaçao central

O pior – A abordagem inicial ao filme


Avaliação - B-

No comments: