Thursday, April 03, 2014

Paranormal Activity: The Marked Ones

Quatro filmes depois eis que surge mais um filme sobre actividade paranormal agora deixamos de seguir Kattie ou as suas aparições para tentar dar alguma explicação ao ocorrido, seguindo um novo episodio que pode dar resposta a tudo o resto, sem no entanto ser uma sequela, essa esta prometida para os finais do presente ano. O resultado distante do que a saga já conseguiu criticamente muito aquém do conseguido principalmente do primeiro filme e principalmente comercialmente onde foi o filme menos rentável de todos.
Sobre o filme podemos dizer que comparativamente com o anterior é de longe o mais ligeiro o mais sobrenatural o menos subtil e por assim dizer o pior filme de todos o que corta com o anterior e que deixa de lado os principais segredos de uma saga que desde inicio marcou o terror em algumas das suas dinâmicas.
E contra tudo esta as explicações a tentativa de explicar o que nunca deveria ser explicado a tentativa de dar uma razão ao que nunca poderia ter, dai que este filme mais que um erro de leitura e daqueles exercícios que pode mesmo estragar aquilo que anteriormente já foi feito e isso numa saga com tanto sucesso é no mínimo irritante.
Pelo lado positivo alguma ligeireza nas personagens algum humor se bem que neste caso o filme se assemelhe na maior parte do tempo ao bom Controlo sem a qualidade interpretativa ou abordagem do filme mas ao mesmo tempo percebe-se a influencia dessa obra na forma como o filme se apresenta.
A historia da-nos Jesse que apos a morte da sua vizinha de baixo começa a adoptar comportamentos estranhos e a procurar respostas para o mesmo com a ajuda dos seus dois amigos.

O argumento menos subtil muito mais próximo de filmes de baixa qualidade de terror do que propriamente uma continuação de um estilo que teve presente em todos os outros filmes e que marcou o terror recentemente por isso pensamos que o argumento ao cortar com esse estilo parece-nos claramente um aposta falhada.
Na realização o lado positivo do HD que torna as imagens mais claras, numa realização sempre difícil a cargo de alguém que fez carreira com a saga e que aqui da mais movimento a câmara se por um lado o filme ganha dinamismo por outro lado corta com um lado mais artesanal de cunho artístico do filme.
Em termos de cast temos muito pouco, esta saga nunca foi dada a grandes interpretações e pior que isso grandes figuras aqui continua naquele registo que acaba por ser cumpridor mas não mais do que isso para o filme.

O melhor – As sequencias em HD

O pior – O corte radical com as origens de sucesso


Avaliação – C-

No comments: