Thursday, April 24, 2014

Need for Speed

As adaptações de jogos de computador ao mundo do cinema nunca tiveram um final totalmente feliz, poucas sao aquelas que passam no sempre complicado filtro da critica. Pois bem este filme baseado num dos melhores jogos de carros da historia tambem não passou no crivo com criticas essencialmente negativas, certo e que comercialmente e principalmente fora dos EUA as coisas acabaram por se compor e dar alento ao filme e possivelmente uma sequela.
Sobre o filme podemos dizer que para se manter fiel a um jogo de computador a simplicidade do mesmo não pode ser posta em causa, e o certo e que isso acaba por ser a maior limitação de um filme que se baseia num jogo de computador e aqui temos mais uma tentativa que sofre deste mesmo mal. A razão de tal mal prende-se na tentativa de fazer com duas taglines um filme com mais de duas horas, que mais não e do que um monte de corridas de carros em meios diferentes e com efeitos de primeira linha que torna Fast and Furious um filme complexo.
E quando assim o e podemos advinhar que a falta de complexidade, conteudo e mais alem do filme e gritante contextualizando com uma historia de vingança de baixa qualidade com principios morais demasiado definidos para ambos os lados Need For Speed usa aqueles guioes standarts sempre utilizados quando não existe mais ideias para dar, a historia que cai sempre bem em qualquer filme, com uma motivaçao propria, aqui homenagear o jogo.
Posto isto estamos perante um blockbuster de baixa qualidade principalmente em termos de argumento com tecnologia de ponta e que a utiliza principalmente quando os verdadeiros protagonistas de quatro rodas sao chamados a intervir mas pouco muito pouco mais, num despredicio de dinheiro para tao poucas ideias.
A historia fala de um mecanico excelente condutor que apos a morte e ser culpado desta de um seu amigo, sai da cadeia com o objectivo de se vingar numa corrida do seu eterno rival e o culpado da morte em questao,.
O argumento e pauperrimo em todos os sentidos, na linhagem narrativa padrao sem risco, sem aderessos sem qualquer tipo de aderesso, nos dialogos de pessima qualidade, e nas personagens todas elas basicas.
A realizaçao tem bons momentos, contudo com tantos meios poderia dar um toque mais artistico e menos produçao em serie, Vaugh tenta sair da sombra e tinha aqui a sua grande tentativa, mas parece ter ficado aquem pelo menos na expectativa do que poderia acontecer.
No cast escolha obviamente aplaudida de Paul depois do sucesso de Breaking Bad, mas que não resultou como se esperava demasiado preso a uma ou duas expressoes, sem qualquer tipo de força ou mesmo carisma decepcionou nesta sua passagem, tambem não ajudou ter de combater contra um Cooper monocordico.

O melhor – Apesar de tudo as sequencias de quatro rodas

O pior – O argumento enfadonho e do mais basico que se assistiu



Avaliação - C-

No comments: