Sunday, April 13, 2014

Son of God

Um ano volvido depois do sucesso da mini serie sobre a biblia, que lançou para um estrelato inesperado Diogo Morgado eis que surge o filme baseado nessa mini serie sobre o mesmo tema e com o mesmo elenco que prometeu por o actor portugues nos olhos do mundo. O resultado comercialmente e em termos de divulgação um sucesso talvez o maior com um actor portugues como protagonista, em termos criticos muito aquem com criticas muito negativas principalmente para o filme.
Sobre o filme podemos dizer que qualquer filme com este assunto era de imediato um filme facilmente comerciavel pela força que a religiao catolica ainda tem em todo o mundo, e acima de tudo por a historia que contar nunca ser ele alvo de qualquer condição para ser observada. Pois bem se na forma como e fiel a biblio o filme resulta já que todas as linhas de dialogo sao tiradas deste mesmo livro, em termos de produçao e coordenaçao de actores o filme esta muito longe daquilo que se exige num assunto como este, dizemos mesmo que tem grau de um amadorismo gritante
O segundo ponto negativo do filme prende-se com a falta de elementos artisticos muito distante do que Gibson conseguiu com a sua paixao, aqui temos quase um relato monocordico de acontecimentos que se alonga na parte final como procurando o final feliz que todos nos acreditamos, mas que claramente da pouca intensidade ao filme, já que este deveria acabar no momento em que Maria Madalena abre o tumulo e nada encontra, pelo menos em termos de filme.
Ou seja uma adaptação que se por um lado e fiel e obvio que quando a mesma foi executada não advinhou o sucesso que iria ter e a sua visibilidade já que entrar no patamar maximo de hollywood exige mais em termos daquilo que o filme deve dar e acima de tudo no contexto de tudo que o filme nos presenteia.
A historia e conhecida os ultimos dias de Jesus Cristo as passagens da biblia relativamente a morte deste, condenação e ressurreição, ou seja a historia que repetidamente nos e dada nas pascoa.
O argumento do filme por um lado e fiel aos ensinamentos da biblia mas por outro lado falta algum contexto tudo parece criado apenas para estas falas e torna o filme em si vazio bem como a maior parte das personagens o receio de arriscar e obvio mas por vezes as diferenças no cinema sao deste nivel.
A realizaçao e pobre a cargo de um realizador de televisao tem poucos elementos artisticos pouco realismo acima de tudo um filme para todos, e isso não e certamente o que uma historia como esta poderia necessitar.
No cast pouco luxo e isso reveste-se no filme, por muito que Diogo Morgado seja portugues o seu papel e as suas expressoes faciais demonstram muitas fragilidades para este nivel para sua sorte os seus companheiros de cast sofrem do mesmo problema

O melhor – Apesar de tudo ver um Portugues a liderar o cast de um filme internacional

O pior – O filme ser claramente amador


Avaliação - D+

No comments: