Saturday, July 27, 2013

What Maise Knew

Existe pequenos filmes normalmente com agrandes actores que muitas vezes são ultrapassados por outros que com nenhum destes condimentos consegue ter em si a atenção comercial de distribuidoras com padrões cada vez menos obvios. Uma dessas noçoes foi este filme com um elenco recheado mas uma ma distribuição ainda assim conseguiu ultrapassar a barreira do milhão de dolares, mas em face do valor critico do filme com algumas das melhores avaliações do ano pensamos que com outra distribuição podiamos ter um filme muito mais rentavel.

Sobre o filme podemos dividir em dois pontos que resultam de forma diferente por um lado a alienação parental como tema central do filme uma optima visao de um tema tão actual mas tao pouco trabalhado no cinema actual e neste filme principalmente na forma como aborda ligeiramente esta tematica o filme funciona, com uma noção bem centrada da formula que muitas vezes e encontrada nestas disputas, mesmo que o filme adopte sempre e bem o ponto de vista da menor.
Ja no que diz respeito a alternativa criada a ligação com os padastros parece-nos que a mesma parece sempre muito mais idilica do que propriamente real um balanço interessante mas que com leveza conduz o filme para duas noçoes perfeitamente diferentes que em termos novelescos funciona mas que tira ao filme alguma da realidade que na fase inicial o filme parece ter.
Mesmo com alguns destes problemas e obvio que estamos perante um bom filme inteligente na escolha do tema, mais competente do que brilhante na sua execução que ganha muito com a ternura das personagens o que faz ser um filme muito mais intenso emocionalmento do que proriamente um tema que aborda com racionalidade o tema que o filme tavez traga
A historia fala de uma menor que apos o divorcio dos pais acaba por ter guarda conjunta mas que o alto grau de actividade profissional de ambos a empurra para um contacto continuo com os companheiros de cada um, os verdadeiros pais.
O argumento tem muito da sua força na escolha da tematica do filme, mesmo na execuçao parece-nos que mesmo com dialogos diminutos e na força emocional do filme que este conquista o espectador, mesmo com alguns esteriotipos bem presentes.
A realizaçao e simples mas claramente de acordo com aquilo que o filme precisa de uma dupla que teima em trabalhar com grandes actores sem nunca conseguir a visibilidade que talvez um dos seus filmes ja merecia e talvez seria este.
O cast tem na sua jovem protagonista toda a sua intensidade Ornata Aprile convence numa personagem sempre com o mesmo tom mas que e de acordo com o que o filme precisa, depois registos simples e eficazes de Coogan e Moore, ja Skarsgard e a tentativa de uma maior comercializaçao do filme

O melhor - A actualidade do tema

O pior - O contraste entre o real e o idilico

Avaliação - B-

No comments: