Monday, July 15, 2013

KIlling Season

Se há cerca de dez anos um filme pusesse frente a frente Robert de Niro com John Travolta provavelmente esse seria um dos filmes mais aguardados do ano. Contudo o tempo passou e as carreiras tomaram novos rumos e o filme que os coloca frente a frente foi um filme de açao de um realizador tambem em fase descendente que poucos viram, poucos irão ver e com uma estreia selecionada e resultados de bilheteira e critico do mais degradante da carreira de dois icons do cinema actual.
Se um projecto como este tinha alguma ambiçao, e é obvio achar que tinha podemos dizer que o resultado em si e um pleno desastre, mas do que a baixa qualidade do filme é facil perceber que o filme tem deficiencias e mais que isso gosta de as salientar, a maior parte delas esta na personagem de Travolta cansado, pouco convincente e pior que isso com um sutaque servio ingles facil de ser ridicularizado por uma critica que nunca morreu de amores pelo actor.
Fora isto temos um filme daqueles tipicos de confronto directo a primeira parte acaba por ser a introduçao as personagens simples, de forma apenas a ser ingrediente para um combate entre ambos que dura a totalidade do filme, com reviravoltas mas com uma pobreza narrativa bem notória. Ou seja um filme intenso com imagens duras que da o efeito intenso que o filme precisa mas acima de tudo um filme pobre em termos narrativo com pouco interesse na forma como as persoangens sao ou dizem, o que nao permite que o filme seja elevado para outros patamares.
Mesmo assim não fosse a pessima presença de Travolta em todos os sentidos fisicos incluido penso que o filme não seria tao penalizado criticamente pois pese embora seja um filme facil e com poucos objectivos cumpre alguns principalmente na intensidade de um filme de açao, na dureza das imagens pode e isso nao ser suficiente para que se espera de um filme com dois pesos pesados.
O filme fala de um conctro volvidos  18 anos entre dois lados de uma guerra nos balcas, onde um ex combatente servio tenta a vingança por um comandante que quase o matou em terreno de guerra, aqui entra uma luta por sobrevivencia de ambos que e mesmo tempo a luta pela morte do outro.
O argumento e base do filme e repetitivo ja vimos este tipo de historias varias vezes em varios contextos e normalmente com personagens mais trabalhadas e com fundamentos mais fortes, aqui temos um argumento pouco pensado e racional com preocupaçao obvia na açao intensa.
A realizaçao tem defices de um realizador que ja demonstrou nao ter capacidade para grandes filmes colecionando fracassos em filmes alguns deles com muitos meios, o seu grande problema e o movimento estetitico das imagens que raramente funcionam em si, aqui exagera nesta opçao sem novamente funcional.
Sobre o cast podemos dar duas opinioes diferentes De Niro esta com uma frescura fisica interessante para a idade e acima de tudo para o papel, onde apenas este ponto acaba por ser em parte exigido, nao brilha mas tambem nao e por si que o filme peca, contudo o grande buraco negro esta em Travolta um actor que normalmente coleciona personagens e construçoes demasiado caricaturizadas que não funcionam aqui e terrivel a sua prestaçao e uma das mas serias candidatas aos Razzies Awards.

O melhor - A intensidade das sequencias de acçao

O pior - Travolta.

Avaliação - C

No comments: