Monday, July 01, 2013

The Purge



No meio de tantos blockbusters neste mês de verão houve uma semana que o sucesso foi de um filme de terror directo, numa época em que são considerados claros outsiders. Esse filme foi este The Purge que criticamente como a maioria dos filmes de terror foi aniquilido pelo tradicionalismo da critica americana mas em termos de bilheteiras e principalmente na primeira semana chamou a si toda a atenção do publico.
Sobre o filme podemos dizer que The Purge tem uma ideia de base muito interessante e ao mesmo tempo sem entrar com algo irreal conseguir assustar em todas as medidas, esse e o ponto mais funcional do filme, ou seja o medo ser real e próximo, e mesmo sem nada acontecer o pânico e a sensação se sufoco e bem transmitida, e principalmente e bem contextualizada no inicio do filme.
Depois o filme acaba por perder interesse na sua fase evolutiva, que e curta em face da pouca duração do filme ai temos um simples filme do jogo do gato e do rato ao longo de uma casa intemrinavel e sem luz, que nos oferece alguns sustos mas o filme perde complexidade perde todos os motivos de interesse que no inicio estão presentes, sendo uma divisão clara dos mascarados contra a família.
No final surge novamente mais intensidade com a presença de novos elementos mas ai começamos a pensar se a ideia é tão creativa como inicialmente pensamos e acordamos para a realidade percebendo claramente que não existe coerência no filme, que a espaços e um bom filme de terror creativo, mas que no final é epenas um degrau acima dos outros filmes semelhantes e que não aproveita grande parte das premissas que construiu.
A historia fala de uma noite criada nos EUA no qual todos podem cometer os crimes que quiserem que não serão penalizados, ou seja um brinco para as empresas de segurança e a família que seguimoes e mesmo a de um vendedor destes produtos a tentar defender a sua família de diversos ataques durante a noite.
O argumento centra e gasta todos os seus créditos na ideia de base e na permissa do filme sendo que o seu desenvolvimento em termos de personagens evolução narrativa e diálogos e demasiado redutora.
A realização tem alguns planos interessantes com impulsão do suspense o que e um factor interessante para o trabalho do realizador, não podemos dizer que estamos perante uma obra prima do terror mas sim um filme com detalhes de realização interessantes.
O cast num filme deterror normalmente e apenas colocado a prova em termos de aplicação física e neste particular o duo de protagonistas e eficaz, hedley e hawke funcionam bem, demonstram destreza física de resto pouco ou mais nada e necessário em termos do seu performance

O melhor – Os primeiros vinte minutos de filme.

O pior – Se tornar rapidamente num filme de gato e rato

Avaliação - C

No comments: