Tuesday, July 09, 2013

Man of Steel

Desde que foi anunciado o novo reboot de Super Homem com a produçao a cargo de Christopher Nolan que o mundo esperou e aguardou que o creativo tivesse a capacidade de transformar o maior super heroi de todos os tempos no mais actual assim como tinha feito no seu Batman agora Dark Knight. Quando sairam as primeiras avaliaçoes ao filme percebeu-se que pelo menos o consenso não era tão generalizado com avaliaçoes mistas. Contudo isso não impediu o natural sucesso de bilheteira que o filme facilmente conquistou um pouco por todo o lado.
Desde logo assumo ser um entusiasta e um fã do trabalho de Nolan em Dark Knight, mas por outro lado pouco entusiasta a forma como Snyder foi efectuando o seu cinema. E depois de observar este filme penso que o filme cai claramente para o lado mais debil do seu realizador. Mais do que não tentar dar uma versão mais actual como fez em Batman o filme parece ter medo de errar e arriscar tornando-se num filme simples directo com poucas linhagens narrativas, mas ao mesmo tempo sem a capacidade de surpreender um espectador que assiste defraudado as mais de duas horas de filme, porque a unica coisa que pediam os adeptos era risco e isso simplesmente não existe.
E obvio que e um filme que em termos de efeitos especiais esta no seu melhor, ou seja temos tecnologia de ponta, mas em termos de enredo narrativo muito pouco, ou seja um filme basicamente que nada ou pouco nos da sobre a personagem a nao ser alguns flashbacks que no fim de conta e o mais complexo que o filme nos da, e depois longuissimas sequencias de acçao a maior parte das quais vazias e extreamente previsiveis.
Ou seja temos um filme fiel ao lado mais B do super homem e pouco aquilo que muitos pensavam que seria o lado mais humano do extra terrestre, distancia-se do que fez Singer mas provavelmente fica longe do que Donner conseguiu com mais simplicidade, so o tempo o dira o espaço que este filme ocupara no curriculo do heroi, mas a eterminadade nao foi sem duvida alcançada.
A historia fala do nascimento do super heroi ainda noutro planeta e a sua adaptaçao ao nosso, aqui sofremos um ataque da origem do heroi, e temos uma tentativa de luta entre povos onde a posiçao do heroi sera fundamental.
O argumento e pobre, principalmente pela falta de risco, seguindo o estritamente necessario, para alem desse facto tem outro problema as personagens são demasiado basicas nao evoluem e isso faz com que o filme seja em toda a sua essencia limitado.
Em termos de realizaçao Snyder ter um filme com muitos meios na mão que tem que convencer, e se em termos de efeitos na maior parte das vezes executa com capacidad mais que com originalidade em determinados pontos principalmente no uso do fogo tem excesso digital que tira realidade as imagens do filme.
O cast Canvill ate podera ser uma boa escolha, mas o papel exige pouco presença fisica tem e isso chega para funcionar no filme, no lado dos viloes Shannon desilude o papel podia ser mais poderoso e o actor ja demonstrou mais em papeis semelhantes, penso que e a personagem menos potenciada do filme, sendo que todo o destaque em mundos diferentes vai para a serenidade e presença de Crowe poderosa, e doçura de Lane.

O melhor - Os efeitos especiais finais

O pior - Não ser a reconstruçao do heroi

Avaliação - C

No comments: