Monday, July 01, 2013

Monsters University



É conhecido que a Pixar normalmente só regressa a historias quando estas tem pernas para andar e já se tratam de sucessos assumidos, para este ano apostou numa prequela de Monstros e Companhia que não sera um dos maiores sucessos da Pixar mas e um dos filmes que permitia elaborar mais a historia principalmente a razão de tudo o que vimos. Por isso esta prequela que em termos criticos teve avaliações positivas um pouco como o primeiro filme. Já comercialmente o filme novamente conseguiu incutir os valores que o primeiro filma já tinha conhecido.
Sobre o filme podemos dizer que o ambiente e acima de tudo o teor e nada mais nada menos do que o do primeiro filme, ou seja a ligeireza da historia os imperativos morais, desta vez tentando incutir o espirito de grupo torna a pixar única no cinema de animação. E mesmo quando os contextos não são tão fortes quanto isso ou quando o filme não é tão vistoso ou conseguido o que acontece neste filme a riqueza moral do mesmo acaba por chamar a si os pontos.
OU seja estamos perante um filme com muitos pormenores que o ligam ao nosso mundo como alias já tinha acontecido no primeiro filme, o paralelismo e interessante contudo na forma como o filme narrativamente evolui parece um pouquinho infantil para os parâmetros que a pixar consegue nos seus filmes criticamente mais interessantes.
Mesmo assim estamos perante um filme fiel  e acima de tudo com muitos pormenores do primeiro filme, não tem o peso de ter que o seguir já que se trata de uma prequela mas o certo e que o filme tem em atenção aquilo que já esta criado, e mesmo sendo inferior claramente do que o seu antecessor e um filme que é forte mas não ficara certamente nos tops dos filmes da pixar.
A historia mostra-nos o precurso académico dos heróis do primeiro filme, ou seja Mike e Sulley, com incidência no seu percurso universitário, aqui demonstra os heróis a buscarem o sonho de serem monstros de sustos, o que nem sempre terá o apoio dos professores e seus colegas.
O argumento vem dentro daquilo que a pixar sabe fazer ter filmes intensos, narrativamente com humor e acima de tudo com o poderio moral que são o ingrediente principal  da pixar. Não e tao rico e subtil como costuma ser, mas e rico neste sentido.
A produção e sempre um forte da pixar com os melhores meios da animação actual aqui não observamos evolução porque muito já esta criado mesmo assim estamos perante um filme em termos de produção de primeiro nível.

O leque de vozes e rico as escolhas de Crystal e principalmente de Goodman e bem conseguido na logica do que as personagens precisam e aqui o filme ganha em toda a gama nos secundários quase nada a registas

O melhor – Ser fiel ao primeiro filme no estilo.

O pior – Ser ligeiramente inferior

Avaliação – B-

No comments: