Friday, July 19, 2013

After Earth

É conhecido dos mais atentos do cinema que M Night Shylaman depois do sucesso do inicio da sua carreira muito impulsionado por O sexto Sentido, nunca mais esteve perto de obter outro sucesso semelhante, mais que isso rapidamente passou de uma figura de proa para uma das figuras mais criticadas pelo seu cinema cada vez com mais odios de estimação no cinema americano. Dai que cada filme lançado pelo realizador ou e mais uma concretização do desespero critico ou a expectativa de uma surpresa que teima em não surgir. Para este verão uma mega produçao produzida pelo cla Smith e realizada pelo ja referido realizador. O resultado pois bem criticamente mais um desastre total com avaliaçoes muito negativas e duras e comercialmente no mercado interno um desastre tambem forte contudo salvo por bons resultados fora de portas um cinema mais abrangente que ultimamente tem salvado a pele de muitos projectos este e mais um.
Sobre o filme podemos começar por dizer que alguem que trabalhou tao bem os seus argumentos no inicio de carreira efectuar um filme tão pobre de conteudos é algo que nos faz questionar onde esta a inspiração do realizador porque este After Earth e tao pobrezinho em todos os conteudos do seu argumento que pensamos que tenha sido escrito por um principiante pouco talentoso que nao consegue ir alem do que mais obvio parece.
O filme nunca funciona os efeitos nunca impressionam as personagens nunca tem quimica entre si mesmo sendo pai e filho, a pouca dimensao da historia basica e aborrecida nada seduz o espectador enfim um deserto total de ideias que nem condimentos tipicos de blockbusters como acçao forte e intensa e humor consegue ter um filme muito cinzento um bocadinho como a pior imagem que da dos seus dois protagonistas.
Ou seja mais uma travessia no deserto do realizador que agora leva consigo Smith um dos actores mais poderosos de Hollywood mas que ultimamente tem vindo a perder protagonismo e mais que isso seleçao nos seus filmes como demonstra bem a pouca qualidade da sua filmiografia recente que parece tocar no chao neste mesmo filme.
A historia bem simples, a terra foi extinta e os humanos conduzidos para um planeta pai e filho embarcam numa nave e acabam por ironia do destino vir dar a terra onde o mais pequeno lutara pela sobrevivencia dos dois e onde a distancia e a uniao pode conduzir a ultrapassar ventos passados.
O argumento e claramente o ponto mais fraco do filme, simples basico pouco interessante sem dimensao narrativa nao explora nada nem personagens nem dialogos nem emoçao nem humor, ou seja no final estamos tao estupfactos com a pouca força da historia que nos rimos com a basica ultima linha do filme, ou seja um deserto de ideias.
Shylaman e um realizador que ja demonstrou talento e neste filme arrisca demonstra algumas boas escolhas e planos de autor nao conhecidos mas isso nao da para retirar o que o filme e como historia e argumento e nem algumas boas premissas de realizaçao salvam o filme.
O cast tras nos um Jadden Smith maior com a mesma disponibilidade fisica interessante para a sua idade mas perdeu totalmente o carisma e proximidade natural do publico para alem de serem visiveis muitas limitaçoes como actor que no futuro quando for adulto colocaram de lado de grandes projectos, Smith tambem apagado sem chama numa personagem das mais desinteressantes dos ultimos anos no cinema americano

O melhor - Alguns detalhes de realizaçao

O pior - O argumento

Avaliação - D+

No comments: