Sunday, January 14, 2018

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

Desde as primeiras visualizações em festivais de primeira linha que este filme com um nome no minimo particular chamou a si a atenção da critica e do publico em geral e se tornou num favorito a temporada de premios. Mesmo nao sendo um filme academico este filme acabou por chamar a si a unanimidade critica que lhe permite continuar como um dos favoritos aos premios, ainda mais depois da vitoria nos globos de ouro. COmercialmente o filme acabou por ter resultados consistentes o que por si nao condiciona toda a disputa pelos premios.
SObre o filme, ao longo do tempo e principalmente nos ultimos anos, alguns dos melhores filmes tem sido comedias negras no interior americano, que contudo nunca tiveram o reconhecimento pleno. Pois bem dizer que caso este filme ganhe os oscares, principalmente o de melhor filme, provavelmente o genero fica representado pelo seu mais completo e melhor filme de todos eles, ja que me parece obvio que este filme é uma das obras primas dos ultimos anos, em todos os vetores de analise.
POucos filmes conseguem ter um guião tao forte como este, quer naquilo que significa em termos de moral e do pesa das sequencias, na riqueza das personagens no balanço entre sequencias ligeiras com dialogos de humor de primeira linha, como a intensidade emocional do limite do ser humano que o segue, este é daqueles filmes que parece que tudo funciona perfeitamente, e quando assim o é, temos que sublinhar o que é uma obra prima e este filme é obviamento uma delas.
Saimos do filme a pensar em mais que um momento que nos fica na retina, mesmo no crescimento das personagens ao longo da duração o filme para além de nao ser obvio pensa tudo para funcionar em si internamente e junto ao espetador. E daqueles filmes que temos uma ideia original, recheamos de personagens criadas com uma perfeiçao e trabalho incrivel e dotamos de um dialogo de primeira linha. Ha muito tempo que digo que um grande argumento faz um bom filme, aqui um extraordinario argumento faz uma obra prima.
A historia fala de uma mae que depois da morte da sua filha, publica tres outdors questionando a atuaçao da policia em face da falta de respostas, contudo esta publicaçao vai colocar a pequena cidade de pernas para o ar.
E no argumento que reside o segredo total deste filme. E quando se sublinha que um argumento de nivel maximo pode por si so ser a base para um filme para a historia, este pode ser um exemplo perfeito de que forma isso pode ser feito, ja que com essa base a realizaçao e extraordinaria e o cast brilha como poucos o fizeram ate entao.
Era facil olhar para a curta filmiografia de McDonagh e perceber que tinhamos um realizador com um potencial enorme. Aqui temos um filme mais global e dai o reconhecimento que ja tinha recebido nos filmes anteriores. Devemos estar atentos pois temos aqui um herdeiro e mesmo alguem que primorou ainda mais aquilo que os irmaos Cohen começaram.
No cast temos duas das mais brilhantes interpretaçoes do ano, McDormand brilha a um nivel que deixa pouca margem de manobra na entrega do oscar de melhor actriz. E incrivel o seu papel e aquilo que da ao filme, tendo em Rockwell um dos melhores actores da sua geraçao nem sempre com um bom planeamento de carreira o equilibrio perfeito, noutra das prestações para a historia. A tudo isto um conjunto de actores muitos consistentes deixam os dois piorneiros brilharem a niveis extraordinarios.

O melhor - A forma como tudo funciona na perfeiçao

O pior - Existir poucos filmes como este

Avaliação - A

No comments: