Thursday, January 11, 2018

Some Kind of Different as Me

Numa altura em que o cinema de mensagens positivas com vertente religiosa esta cada vez mais na moda, atingindo já a presença de actores algo conhecidos, vamos conhecendo historias reais de ligação entre pessoas, em filmes de historias de vida, tipicos de domingos a tarde. Um dos filmes que viu a luz do dia nesse estilo este ano foi este pequeno filme, que criticamente não ultrapassou uma mediania pouco interessante, e comercialmente com alguma expansão teve um resultado simples sem grandes explosões.
Sobre o filme podemos dizer que entra no registo de outros filmes do mesmo genero que contam historias de homens e da ligação sincera entre eles. Ou seja não sendo a nivel artistico nunca um filme com muitos atributos, é um filme com uma mensagem de interajuda e solideriedade entre as pessoas. Claro que muitos percebem que se trata de um filme de alcance modesto, um filme das coisas positivas sem grande arte, mas para veiculo de mensagem o lado positivo das coisas e bem melhor do que o pior.
Mas e claro que é um filme com alguns defeitos, alguns dos quais muito significativo na construção da intriga. Um filme com diversos cliches quer nos atalhos narrativos para simplificar relações que nunca são simples, e mais que issona forma como os dialogos sao repetitivos não tendo nunca a ambiçao de trazer mais das persnagens.
Ou seja um filme com uma missão simples muito bem definida, o de dar o lado positivo das relações mesmo no drama, sublinhar a ajuda entre classes. Como obra de arte cinematografia muito aquem de um filme de registo, parecendo quase sempre uma telenovela de processos basicos, o qual e salvo pelo facto de ser baseado numa historia veridica.
A historia fala de um casal, que durante um conflito entre ambos decide ir ajudar sem abrigos, criando uma relação proxima com um deles que é presença nos sonhos da mulher do casal.
Em termos de argumento temos um filme de processos simples, que funciona muito mais pela mensagem do que propriamente pela narrativa construida. Os dialogos sao repetitivos e curtos e em termos de personagens penso que existia muito mais por evoluir.
A realizaçao de Cerney, um autentico desconhecido é simples, percebe que o filme funciona bem mais no lado emotivo do que racional, e deixa as personagens se aproximar. Nao e neste genero que se cria grandes realizadores mas alguns vao ganhando experienicia.
No cast temos interpretes em encaixe com personagens, Honsou e Kinnear são as personagens comuns na carreira de ambos, alias no caso do segundo e incrivel a forma como cimentou uma carreira com personagens iguais. Este filme marcaria o regresso de Zellwegger ao cinema caso nao fosse a sua estreia adiada. Uma actriz em baixo de forma e nos quais as plasticas lhe retiraram toda a expressao

O melhor - A mensagem positiva de uniao

O pior - As personagens serem reduzidas a dialogos demasiado objetivos

Avaliação  - C

No comments: