Friday, January 19, 2018

Coco

Nos ultimos anos a Disney de forma isolada tinha ultrapassado em termos de avaliações os blockbusters da colaboração com a Pixar que usualmente eram lançados no verão. Este ano a estrategia mudou um pouco com esta colaboração a ser lançada no final do ano, com um filme original passado no méxico, com uma metática no mínimo peculiar. As coisas em termos criticos não podiam ter corrido melhor com avaliações extremamente positivas que devem garantir o oscar para melhor animaçao, mas ainda nao conseguiu entrar na luta para melhor filme. Em termos comerciais Coco ficou um pouco aquem daquilo que os melhores filmes desta colaboraçao consegue fazer, mas provavelmente os premios irao superar esta adversidade.
Sobre o filme eu confesso que já algum tempo que não me recordava de uma colaboração Pixar Disney de primeira linha, daquelas que avançam quer a nivel tecnico mas principalmente no risco da mensagem. Pois bem Coco tem tudo isso e acaba por ser um dos melhores filmes de animaçao dos ultimos anos nas duas componentes. A nivel tecnico o filme é brilhante a forma como cria a cidade dos mortos com uma beleza interessantissima, nao tendo problemas de assumir a morte e a destruição do corpo, o filme consegue mesmo com esta tematica ser engraçado
E depois a mensagem numa altura em que é sempre dificil explicar o mundo dos mortos aos mais pequenos parece-me obvio que este filme acaba por ter uma componente pedagógica interessante. Bastante arriscado na forma como o filme tenta abordar este assunto, não deixa de ser britalhante a forma descontraida como o faz, nunca esquecendo o lado emocional da morte e a forma como transforma esse terrivel sentimento em algo positivo.
Mas não se fica por aqui os valores do filme, o fazer tudo isto num contexto de um pais mexicano e das suas tradições que respeita ao milimetro demonstram bem o estudo que o filme acaba por fazer para ser objetivo. Por todos estes ingredientes COco é um dos grandes filmes da DIsney e mais que isso um dos grandes filmes do ano, demonstrando bem que o risco nos guiões podem fazer com que mesmo os filmes de pequenos se tornem bem significativos para os adultos.
A historia fala de um jovem mexicano apaixonado pela musica, que acaba por ir para o mundo dos mortos de forma a tentar encontrar o seu tetraavo uma figura mitica da musica e cinema mexicano.
O argumento e a muitos niveis brilhante. Desde logo naquilo que transmite em termos de mensagem, na forma como lida com a morte, e mais que isso na forma como consegue ser original, engraçado e emotivo. POucos filmes nos ultimos anos conseguiram ter uma mensagem tao completa.
Na realizaçao a pixar apostou em num dos seus melhores elementos, que já tinha sido o responsavel por Toy Story 3, a ultima grande obra prima da Pixar, e o que é certo e que novamente temos a todos os niveis um dos melhores filmes da companhia.
No cast um conjunto de atores hispanicos para dar realismo as personagens cumprem, principalmente porque as personagens ajudam pela sua forma de interpretar. Com a pixar este acaba por ser o trabalho mais facil.

O melhor - A devoluçao do cinema de primeira linha na animaçao

O pior - Os reticentes com este tipo de cinema podem não encaixar

Avaliação - A-

No comments: