Thursday, January 04, 2018

Justice League

Depois do sucesso critico e comercial que se tornou Wonder Woman todos pensaram que a DC Cinematic Universe tivesse finalmente ganho o impulso que a Marvel conquistou desde o seu inicio com a ajuda da Disney. Dai que fosse com grande expetativa que se aguardava pelo lançamento deste filme que reunia os herois da DC num unico filme. Criticamente de imediato se percebeu que tudo tinha voltado à mediania dos primeiros filmes, sendo um retrocesso naquilo que aparentemente tinha sido ganho com Wonder Woman. Comercialmente para um filme com a ambiçao total de um blockbuster desta dimensão também se esperava muito mais, embora a data de lançamento do filme já denunciasse pouca expetativa no seu resultado.
Sobre o filme podemos começar por dizer que é uma desilusão completa, desde logo porque nos parece que surge demasiado cedo, já que metade dos herois ainda não tiveram o seu filme introdutorio e mais que isso fazer um blockbuster de reuniao de herois, com uma duração de menos de duas horas e significativo da falta de ideias para um argumento que acaba por facilmente se tornar um autentico desastre de principio a fim em termos de narrativa, e que muitas vezes também o é nas componentes tecnicas abusando do digital, o que acaba por tirar todo o realismo às sequencias do filme.
Sobre os novos herois também podemos dizer que com a excepção de Flash que com o seu lado mais humoristico nos parece ser capaz de resultar num razoavel filme de adolescentes, todos os outros são de um total vazio, não percebemos a sua origem, as suas motivações ou mesmo o seu poder. Dai que vamos ter de aguardar pelos filmes individuaus que depois de vermos o filme percebemos obviamente que deveriam ter sido lançados numa fase inicial. Pior ainda um vilão que parece retirado de um filme dos power rangers, quer do ponto de vista estetico quer na forma limitado com que é caracterizado.
Ou seja tudo muito pouco para um filme desta dimensão e que podera determinar um percurso menos apelativo da DC nesta tentativa de criar um universo cinematografico. Assim nos seus filmes mais ambiciosos vai colecionando fracassos, contudo este acaba por ser de longe o pior filme de todos e mais que isso, aquele que tinha por obrigação ser o melhor.
A historia fala na reunião dos diferentes herois com os poderes que lhe são conhecidos contra um ser mitologico que precorre diversos mundos na tentativa de captar umas caixas da vida que lhe dará um poder infinito mas mais que isso destruiria o mundo como o conhecemos.
Em termos de argumento o filme é um autentico deserto de ideias, que na caracterização e exploração dos seus herois, mesmo no que diz respeito a um intriga de serie B clara, pouco trabalhada e mais que isso sem qualquer tipo de inovação. Em termos comicos demasiado previsivel e nem sempre bem englobado dentro do filme em si,
A realização a cargo de Snyder poderá conduzir a que rapidamente se perceba que o insucesso da saga esteja relacionado com o realizador, devido ao facto do mesmo ainda não ter conseguido criar um filme reconhecido neste mundo. No final a contratação de Whedon, o mentor principal de Avengers acabou por não dar nada de novo a um filme que me parece mesmo nesta componente ser um desastre.
No cast podemos tambem sublinhar que surge um dos principais problemas deste universo cinematografico. Assim, é obvio que escolhas como Affleck e Canvill estejam longe do consenso. Mas nas novas aquisições Miller parece demasiado teatral para Flash, embora seja um jovem actor com reconhecido talento, Momoa, poderá ser uma boa escolha para Aquaman mas temos de ver mais de uma personagem inexistente, já Ray Fisher tem um papel de maior destaque, mas numa personagem tão digital é dificil reconhecer muito da interpretação ou carisma.

O melhor  - Alguns apontamentos de humor de Flash

O pior - A forma como um filme desta dimensão consegue ter um argumento mais basico do que muitos dos filmes juvenis que temos anualmente

Avaliação - D+

No comments: