Monday, January 15, 2018

Lady Bird

Existem filmes que por vezes encaixam tão perfeitamente na critica que se tornam imediatamente um caso sério na luta pelos premios, e acabam por ficar na boca de todos. O filme que acabou por ser potenciado ao maximo por um louvor critico de primeira linha, que o tornou num dos filmes mais candidatos aos premios, mesmo sendo um filme de adolescentes de comedia. Em termos comerciais o filme acabou por receber essa alavanca critica para comercialmente ter resultado de uma forma muito interessante.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de uma comedia com uns principios bastante assimilados, que tem uma tematica muito interessante de tentar abordar os diferentes prismas da vida de um adolescente. O filme tem essa riqueza em termos do que significa, pese embora não seja na minha opinião um filme extremamente marcante. Ou seja o que me parece é que é um filme que funciona no imediato, pela especificidade das suas personagens, principalmente as secundarias, mas que não tem força para nos marcar a longo prazo.
Em termos humoristico parece-me sempre um filme original, pelo teor do humor por si utilizado, mas que nem sempre nos provoca a gargalhada. A ideia que fica e que mesmo em filmes de adolescentes, ja existiram outros também com o selo de independente acabaram por ser mais intensos em termos de piada natural, mesmo que em termos de significado possam ser menos fortes.
Lady Bird parece-me um bom filme, mas longe de ser uma obra prima para um reconhecimento tão elevado como o que esta a receber. Parece um filme com uma base narrativa igual a muitos outros, mesmo que na especificidade tenha criatividade assumida, e que deve ser louvada, mas nunca me parece que seja um filme suficiente marcante para ficar na historia.
A historia fala de uma jovens que esta no ultimo ano do liceu e vive todas as indefiniçoes da sua idade, quer em termos relacionais com amores e amigos, na definiçao do futuro, entrada na universidade e por fim em termos familiares na proximidade com os progenitores.
O argumento é obviamente de primeira linha, nao pela base em si, mas mais pela forma como os dialogos e as personagens sao diferenciadas. O problema e a dimensao do que o filme representa, que me parece curto para um filme candidato aos premios principais.
Na realização Gerwing pouco poderia pedir mais para a sua estreia, principalmente na recepção. Em termos de trabalho termos uma realização descontraida com alguns bons momentos, mas parece-me que o filme é demasiado sobrevalorizado tambem neste aspeto.
O lado que me parece mais condizente com as avaliações e o cast. Ronan tem um papel de primeiro nivel, demonstrando o excelente nivel que atualmente tem. Ao seu lado uma Metcalf que acaba por ser o coração do filme, bem ajudada por Hedges

O melhor - O cast

O pior - A expetativa de um filme tao bem avaliado não ser assim tão imponente

Avaliação - B-

No comments: