Thursday, January 18, 2018

Jigsaw

Sete anos depois do setimo capitulo de uma das maiores e sucessivas sagas do terror, eis que surge a ideia de revitalizar o franchising com um oitavo filme, o unico com um interregno maior relativamente ao seu sucessor. Neste regresso encontramos contudo pouca diferença relativamente ao resultado dos ultimos filmes da saga, criticamente as coisas voltaram a correr mal, algo habitual com excepçao aos primeiros filmes que foram pioneiros na ideia. Comercialmente também longe do esperado com resultados ainda inferiores ao capitulo setimo e que assim devem dar por terminado num futuro proximo estr franchising.
E indiscutivel o valor que o primeiro Saw teve no cinema de terror, principalmente pela ideia e por um guião bastante original e surpreendente, que com o passar do tempo apenas se tornou um filme de sequencias de horror puro, onde a unica ideia era dar as sequencias mais perfidas possiveis em termos de morte. Pois bem este filme vai no sentido dos filmes mais recentes já não conseguindo ter a surpresa e a inovação dos primeiros. Por isso é facil perceber que este é daqueles filmes que é apenas uma possibilidade de fazer algum dinheiro sem grandes ideias ou pontos novos para uma saga esgotadissima.
Alias um dos problemas de todos os filmes da saga foi o facto de filme apos filme abandonar alguns dos conceitos dos anteriores, criando tudo de novo de forma a resultar e conseguir fazer um dos elementos necessários do filme, os twists finais. Por tudo isto este será um filme que é mais do mesmo, ritmo acelerado, sequencias de morte violentissimas para adolescentes e pouco mais verem e gostarem.
Felizmente este tipo de franchisings tem prazo de validade e possivelmente saw terminara aqui, muitos filmes depois do que deveria, mas quando o lucro existe hollywood deixa-nos sempre levar conceitos até à exaustão, e neste caso este filme demonstra que nada mais pode ser feito no que diz respeito a Jigsaw.
A historia fala de mais um jogo do psicopata dos jogos, desta vez com cinco pessoas fechadas numa quinta, enquanto a policia tenta investigar as mortes que vão sendo descobertas e a possibilidade delas terem sido cometidas por alguem que já morreu.
Em termos de argumento o filme é completamente ilogico tendo em conta o que ja vimos dos outros filmes, essa despreocupação em encaixar nos filmes anteriores e algo que não consigo perceber mas que neste filme é notorio, percebendo-se sempre que se trata de retalhos à pressa e nao algo pensado, e nao existe saga que funcione desta forma.
Na realização deste filme foi entregue aos irmãos Spierger conhecidos por filmes de terror menos conhecidos, tem aqui uma realização simples, com os truques de camara tipicos para os filmes deste genero e pouco mais. Ninguem ganha dimensao com o oitavo capitulo de uma saga em desaceleração.
No cast Saw nunca foi propriamente um terreno porficuo para grandes interpretações ou atores de primeira linha, e este volta a nao ser. Pouco ou nada exige aos interpretes para alem de alguns gritos de desespero. Vale por um Tobin Bell que encaixa bem no seu Jigsaw.

O melhor - Um assassino conhecido mas gasto

O pior - Até quando vamos ter retalhos nesta saga

Avaliação - D+

No comments: