Monday, January 22, 2018

The Disaster Artist

Se existe coisa que pode definir este ano em termos de cinema é os biopics impensáveis. Depois de um filme biografico sobre a patinadora Tonya Herding surge agora um biopic sobre a dupla Greg Sestero eTommy Wiseau e toda a produçao daquele que é considerado o pior filme da historia, de tal forma que o mesmo se tornou num objeto de culto. Ao contrario do filme que tem por base a critica elogiou bastante o filme de Franco pela sua irreverência. Comercialmente os resultados foram consistentes aproveitando em muito aquilo que The Room significa para a legião de fãs que foi criando.
Como adepto de The Room confesso que estava à espera de mais, principalmente no que diz respeito aquilo que era Wiseau. Pois bem saimos com a sensação que o filme se limita a dar o lado estranho e sem sentido da personagem, não procurando explicações, talvez porque não exista, mas o que é certo 
e que eu pessoalmente esperava perceber o que lhe passou pela cabeça para fazer algo daquele genero. E nisso o filme acabou por num primeiro momento me defraudar as expetativas.
Claro que o filme tem momentos deliciosos, principalmente na composiçao de Franco que acaba por conseguir reproduzir todos os pontos principais de uma personagem tao peculiar como Wiseau. Os paralelismos com o filme original tambem são de primeira linha, que fazem deste filme facil de gostar. Embora nos pareça impossivel perceber onde o filme quer chegar nao conhecendo The Room, o que pode diminuir em muito o alcance do filme.
Por tudo isto parece-nos um filme que vale mais pela curiosidade e pela originalidade da ideia do que propriamente pelo seu valor em si. Alias parece que o filme precisava mais de se centrar em The Room do que na relaçao entre protagonistas, ja que destas acabou por não conseguir lhes transmitir nada. Enfim se não for por mais nada que consiga que as pessoas vejam The Room e percebam que é dificil fazer mau cinema com aquela qualidade.
A historia segue a relação de Tommy Wiseau e gregg Sestero, desde o momento em que se conhecem ate ao momento em que acabam por embarcar no projeto The Room totalmente pensado e financiado pelo primeiro.
O argumento com base num livro de Sestero vale pelo insolito da personagem que é Wiseau e os seus momentos. Ganha dimensao nos paralelismos com o filme e com as incidencias na filmagem. Nao é um filme que potencie ao maximo o seu valor proprio mas com The Room fica um bom conjunto.
Em termos de realizaçao Franco tem um trabalho simples e meritorio principalmente na forma como consegue recriar ao maximo The Room e os seus espaços. Em termos de caracterizaçao nao me parece que exista proximidade entre Franco e Wiseau e isso pode ser o mais problematico no filme.
No caste é brilhante o papel de Franco na forma como consegue replicar quase tudo que WIseau faz sem sentido nenhum. Pior os secundarios principalmente Dave Franco, numa personagem que domina o filme parece-me claro que um actor com mais qualidade poderia balançar mais o filme, que parece sempre uma comedia parva nas maos do mais novo dos Franco.

O melhor - The Room

O pior - Dave Franco

Avaliação - B-

No comments: