Sunday, January 28, 2018

The Florida Project

Todos os anos existe um filme declaradamente independente em todo o seu processo de criaçao, que fruto de uma reação critica fora do comum se intromete na luta pelos premios. Este ano esse filme foi este pequeno Florida Project, onde sem grandes figuras de proa e com uma narrativa descritica conquistou a critica americana e tornou-se numa das surpresas das temporadas de premios do ano. Contudo fruto quem sabe de alguma falta de dimensao nao aguentou a corrida mas comercialmente conseguiu resultados que de outra forma dificilmente conseguiria obter.
SObre o filme, eu confesso nao ter grande proximidade com filmes mais descritivos do que propriamente aqueles que tem uma intriga definida, principalmente porque defendo um cinema com alguma objetividade. Dai que nao tenha sido um amante profundo do filme, pois acho que na base limita-se a contar a historia de vida e o dia a dia de uma menor numa situação de risco, faltando-lhe contar algo diferente do quotodiano. Concordo que existe filmes com esta funçao, mas eu particularmente perfiro outro tipo de cinema.
Mas e obvio que o filme tem aspetos muito bem trabalhados fruto das suas escolhas iniciais, colocar as personagens na sombra de algo tao grande como a Disney World, a forma como as emoçoes e a felicidade ultrapassam o contexto social, e algo que funciona bem num filme, que é quase sempre filmado com essa preocupaçao, o de descrever um contexto social. Outro dos pontos que funcionam bem e as interpretaçoes principalmente dos mais pequenos e da progenitora da protagonista, mas tudo isto serve para tornar Florida Projecto um dos filmes do ano, sinceramente não creio.
Contudo e obvio que é facil nos gostarmos da protagonista, pela sua idade, pelas dificuldades da vida e pela forma como nos olhos da criança tudo tem soluçao, nisso e um filme com uma mensagem bonita mesmo num contexto social totalmente degradado. mas em termos de inovaçao pouco mais e do que uma historia de domingo a tarde.
A historia fala de uma mae solteira com uma filha que se encontra a residir num hostel proximo da zona da Disney WOrld utilizado essencialmente por pessoas com dificuldades economicas e que procuram algum rendimento nas proximidades daquele espaço.
O argumento e simplista, muito mais descritivo do que trabalhado, sem uma intriga definida. EM termos de argumento parece ir muito de encontro a espontaneadade e isso faz com que alguns momentos nao sejam providos de grande significado. Nao e o elemento mais forte do filme.
Sean Baker e um realizador que anteriormente ja tinha conquistado a critica, dentro do genero independente, aqui tem um trabalho simples, integrado e realista. COnseguiu chamar a atençao pela espontaneadade e pela forma realista com que nos da o contexto. E um filme que podera mudar o seu registo.
No cast obviamente que os louros vão para a pequena Prince, ainda que demasiado movimentada, mas essencialmente para Vinaite. Num ano onde no plano secundario estamos longe de ter grandes interpretaçoes a jovem desconhecida merecia mais atençao, talvez aquela que Defoe nao justifique, pese embora seja o unico actor mais conhecido do filme.

O melhor - A cronica social

O pior - A falta de intriga

Avaliação - C+

No comments: